De 3 de dezembro de 2024 a 17 de janeiro de 2025, Leonardo Pinzón Castaño (Universidad Tecnológica de Pereira e Universidad de Caldas) da Colômbia realizará um estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro sob a orientação de Rui Marques Vieira (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro).
Leonardo faz parte de um importante grupo de investigação em Pensamento Crítico liderado pelo Dr. Óscar Tamayo na Colômbia e a agenda do seu estágio inclui a análise de dados de trabalho de campo em relação a entrevistas e visitas feitas às aulas de professores de química para compreender os “modelos mentais específicos de pensamento crítico”.
O doutorando apresentará os resultados da sua investigação a estudantes de doutoramento em educação, didática e diferentes investigadores, no âmbito dos seminários de análise de conteúdo orientados por Rui Marques Vieira, concentrando-se na redação de um artigo no qual apresentará a perspetiva e os perfis dos professores colombianos em relação ao ensino da química na perspetiva do pensamento crítico no contexto da Colômbia, na região onde é cultivado e produzido o café mais famoso do mundo.
Todo o trabalho de investigação procura contribuir para reconhecimento que o pensamento crítico é um imperativo da educação neste momento histórico e social.