António Pedro Costa, investigador do CIDTFF no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), fala sobre o mapeamento que das competências necessárias para o uso de inteligência artificial (IA) generativa em projetos educativos, que se encontra a realizar, no podcast diário da Antena 1, 90 segundos de ciência.

Inteligência artificial generativa é um ramo da IA com enfoque na criação de conteúdo, com base em padrões identificados num conjunto de dados de treino. Exemplos de aplicação de inteligência artificial generativa são Modelos de aprendizagem como o ChatGPT.

Com base num estudo bibliométrico, o investigador começou a tentar perceber quais eram as necessidades de quem trabalhava em investigação em educação, e que tipo de competências tinham de desenvolver. Nesse sentido, encontra-se a mapear as competências transversais e a identificar competências específicas que os investigadores na área da educação podem aplicar aos seus projetos.

O Episódio 1901 “Estudo realiza mapeamento de competências necessárias para o uso de inteligência artificial generativa em projetos educativos” foi transmitido pela primeira vez no dia 6 de dezembro de 2024 na Antena 1, e encontra-se disponível na plataforma do “90 Segundos de Ciência” e na RTP Play.