Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade17(3), pp. 1076-1101

Resumo:

Neste artigo indaga-se de que forma a banda desenhada pode contribuir para a comunicação e educação de conceitos científicos, de modo a desenvolver a literacia científica de crianças dos primeiros anos de escolaridade. Assumindo uma metodologia de Investigação & Desenvolvimento (I&D), procurou-se, na fase exploratória do projeto, recolher as perceções de stakeholders portugueses envolvidos em iniciativas de comunicação e educação em ciências com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (entre os 6 e os 10 anos de idade). Foram realizadas duas sessões de grupo focal com um total de 12 participantes e com os seguintes objetivos: identificar os principais desafios relacionados com a comunicação e aprendizagem de conceitos científicos envolvendo crianças; determinar que estratégias didáticas são utilizadas pelos profissionais da comunicação e educação em ciências, tendo em conta os contextos de educação formal, não-formal e informal; identificar as potencialidades, constrangimentos e critérios no desenvolvimento de bandas desenhadas para comunicação e aprendizagem de conceitos científicos. A entrevista foi gravada – com a autorização dos participantes – e a sua transcrição foi submetida à análise de conteúdo. Os resultados mostram que o principal desafio está relacionado com a dificuldade das crianças em compreenderem conceitos científicos abstratos, sendo necessárias estratégias e recursos didáticos que ajudem a relacionar estes conceitos com situações próximas do seu contexto social, de modo a que elas possam compreender a ciência e tomar decisões cientificamente fundamentadas. Neste contexto, a banda desenhada apresenta-se como um recurso de elevado potencial educativo, pois combina diferentes estratégias, tais como o uso de histórias com personagens e contextos significativos para as crianças e a utilização de uma linguagem simples que articula textos e imagens, para além do emprego de metáforas científicas. Os grupos focais permitiram a construção de conhecimento colaborativo sobre este tema para orientar as fases seguintes da I&D em curso.

Palavras-chave: Educação em Ciências, Comunicação de Ciência, Banda Desenhada, Grupos Focais

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Referência:
Mota, M., Sá, C. M., & Guerra, C. (2024). Comunicação e Educação em Ciências através de Banda Desenhada: Contributos de stakeholders portugueses em um Grupo Focal. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade17(3), 1076-1101. https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/1565