Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes (CIDTFF) & Osvaldo Francisco de Carvalho Choé | Divers@!, 17(2), pp. 490-503

Resumo:

A Educação Ambiental (EA) está intimamente ligada à capacidade dos indivíduos de refletir e agir criticamente sobre questões socioambientais. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) complementa essa perspectiva ao promover a compreensão das interconexões entre meio ambiente, ciência e aspectos sociais. Esta pesquisa, que utilizou o protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham com o suporte do software Start, teve como objetivo identificar a aplicação dos elementos do enfoque CTSA no ensino de EA. Os resultados evidenciaram uma lacuna na produção científica sobre a interseção entre esses campos, com treze estudos selecionados. Dentre eles, sete concentraram-se nas percepções sobre CTSA no contexto da educação ambiental, três abordaram intervenções práticas em sala de aula e três realizaram análises de materiais didáticos. Diversos temas foram explorados, refletindo a abrangência do enfoque CTSA na EA. Embora diferentes níveis de ensino tenham sido contemplados, apenas dois estudos focaram na formação inicial de professores. Os elementos do enfoque CTSA identificados incluem reflexão, relevância social, tomada de decisão, problematização, dialogicidade e colaboração. Para futuros estudos, recomenda-se a realização de pesquisas que compartilhem experiências de intervenção, visando inspirar práticas pedagógicas inovadoras e avaliar os impactos dessas intervenções na educação ambiental.

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Intervenções Inovadoras

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Referência:
Nepomuceno, N. A. S., Vasconcelos, A. K. P., Lopes, B. da S., & Choé, O. F. C. (2024). A contribuição do enfoque CTSA para a educação ambiental: reflexões e perspectivas baseadas em uma revisão sistemática. Divers@!, 17(2), 490-503. https://doi.org/10.5380/diver.v17i2.97070