16 de janeiro de 2025 | 11h30 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)
No dia 16 de janeiro de 2025, pelas 11h30, Gilvan Müller de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina, dinamiza o seminário de discussão científica do LabELing, intitulado “Geopolítica Linguística: O português como língua pluricêntrica internacional”.
Este seminário do LabELing decorrerá em formato híbrido, estando a sessão aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).
Sobre o convidado
Gilvan Müller de Oliveira é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e desempenha as funções de Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (2018-2026). Esta cátedra, sediada na UFSC, integra 35 universidades de 18 países e tem um papel preponderante na promoção da diversidade linguística e cultural a nível global. O professor representa a Sociedade Civil no Comitê Multissetorial de Organização do Fórum de Governança da Internet (IGF) Lusófono, focado na gestão e promoção da Língua Portuguesa no ambiente digital. Além disso, é membro do Grupo de Reflexão sobre a Diversidade das Expressões Culturais no Ambiente Digital da UNESCO e serve como ponto focal do Brasil para o Atlas UNESCO das Línguas do Mundo. Atua também como especialista pela OEI na Comissão de Multilinguismo, contribuindo para a promoção das línguas ibero-americanas globalmente.
Resumo da comunicação
A geopolítica revela-se fundamental para compreender o papel das línguas nas dinâmicas de poder locais, regionais e internacionais, bem como para elaborar geoestratégias que visem à sua promoção. Uma análise político-linguística da história do português permite observar que, desde os anos 1990, esta língua evolui de um estatuto nacional para um internacional, acarretando múltiplas implicações. No que concerne à gestão da língua portuguesa, o enfoque internacional e o aumento de falantes nos países africanos de língua oficial portuguesa e em Timor-Leste destacam-se como fatores impulsionadores da sua progressiva consolidação como uma língua pluricêntrica. O pluricentrismo linguístico, característico do multilinguismo contemporâneo, é considerado uma manifestação linguística dos processos globais de globalização econômica e tecnológica e de digitalização das línguas, bem como do desenvolvimento político que conduz à formação de um mundo multipolar. No seminário, serão exploradas estas várias facetas da situação atual da língua portuguesa.
Grande trabalho caro amigo. Tentarei seguir mas coincide com o aniversário da minha filha e temos festa programada.
Abraço, Abanhos