Mário Talaia (CIDTFF) | In Livro da Conferência: 1.ª Conferência Nacional sobre Políticas Públicas de Proteção Civil, pp. 17-25

Introdução

O ser humano é condicionado pelas características do ambiente térmico que o envolve. Este trabalho valoriza a concentração de oxigénio presente na qualidade do ar como alicerce de a atividade respiratória ser desempenhada sem hipoxia. Volumes e capacidades pulmonares são um resultado válido a partir de um teste de espirometria. Condições atmosféricas são consideradas e são sugeridas estratégias de intervenção. Um estudo de caso referente à queima de amontoados de sobrantes florestais ou agrícolas é apresentado para educação para o risco de comunidades rurais e é sugerida uma proposta para a exemplificação de uma queima e de prática letiva para a educação para o risco na cidadania e sustentabilidade como formação de futuros cidadãos.

ler capítulo

– – – –

Referência:
Mário Talaia (2024). Cidadania e sustentabilidade para a formação para o risco. o caso da queima de amontoados e sobrantes florestais e agrícolas. In D. Caldeira (coord.), Livro da Conferência: 1.ª Conferência Nacional sobre Políticas Públicas de Proteção Civil (pp.17-25). CEIPC – Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.