O European Centre for Modern Languages (ECML) do Conselho da Europa anunciou a finalização das versões Inglesa e Francesa do website de Recursos TePA “Developing teacher competences for pluralistic approaches – Tools for teacher education” (www.ecml.at/pluralisticteachercompetences).
Este é um dos resultados do ECML programme “Inspiring innovation in language education: changing contexts, evolving competences” (2020-23) em cuja equipa participa a investigadora CIDTFF Ana Isabel Andrade.
Este webiste contém uma grande variedade de recursos destinados a formadores de professores, professores de línguas e de outras disciplinas e criadores de programas de formação de professores, fornecendo dois tipos de ferramentas para ajudar a desenvolver programas e cursos de formação de professores: um quadro de referência de competências dos professores para abordagens pluralistas, e sequências de tarefas para a formação de professores.
As ferramentas aqui propostas complementam o Framework of Reference for Pluralistic Approaches to Languages and Cultures (FREPA, 2012), que descreve as competências que os aprendentes devem desenvolver no decurso da aprendizagem plurilingue e intercultural. Já o TePA, centra-se nas competências dos professores para utilizarem abordagens pluralistas no seu ensino no contexto da educação plurilingue e intercultural.
Perante os actuais desafios da educação linguística, em particular num mundo cada vez mais diversificado e interligado, os recursos e as ideias disponibilizadas nesta página pretendem proporcionar aos professores e formadores de professores a inspiração e as ferramentas de que necessitam para abraçar a diversidade linguística e cultural na sala de aula, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos e enriquecedores para todos os alunos.