Os investigadores CIDTFF Ana Balula, Sandra Vasconcelos e António Melo coordenaram os projetos “A Cidadania Global na Aprendizagem das Línguas” (ESTGA-UA) e “IN_SPIRE – Sharing Best Practices in Tourism Education” (Escola Superior de Hotelaria e Turismo – IPP), que foram distinguidos pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação enquanto boas práticas no âmbito do ensino das línguas 2024.
Este Selo Europeu tem como principal objetivo encorajar a aprendizagem de línguas estrangeiras como competência chave para o mercado de trabalho e para a criação de uma cidadania europeia, premiando projetos “inovadores, que mobilizem parceiros e recursos em torno da aprendizagem das línguas estrangeiras e que usem abordagens criativas no cumprimento desse objetivo à luz dos contextos respetivos”.
Coordenado por Ana Balula, o projeto “A Cidadania Global na Aprendizagem das Línguas” procurou conscientizar os estudantes para a importância da sustentabilidade na indústria e assentou numa colaboração direta com o setor empresarial para a aprendizagem de inglês para fins específicos. A participação na microcredencial “Education for Sustainability” (desenvolvida no âmbito do Projeto ERASMUS+ DigiProf – 2021-1-LT01-KA220-HED-000031154 e baseada numa abordagem de aprendizagem colaborativa internacional online) incentivou os estudantes a trabalharem em grupos internacionais (4 nacionalidades) para explorar soluções de sustentabilidade para a indústria, utilizando ferramentas digitais e abordagens multiformato.
O projeto IN_SPIRE, cujo principal objetivo é a criação de um toolkit para a promoção da inovação pedagógica através da disseminação de boas práticas no âmbito da Educação em Turismo, parte da redefinição dos perfis de competências dos profissionais que atuam nesta área, valorizando o desenvolvimento de competências no domínio das línguas estrangeiras, comunicação e consciência intercultural. Desta forma, procura contribuir-se para a capacitação docente e o desenvolvimento de dinâmicas de ensino/aprendizagem experiencial, assentes na articulação universidade-indústria de forma sustentada e colaborativa.
Para além de Sandra Vasconcelos, proponente da iniciativa, esta iniciativa conta com a participação de António Melo (ambos membros do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF).