3 fevereiro, 2025 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 3 de fevereiro de 2025, pelas 10h00, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação – Didática e Desenvolvimento Curricular, de Cleidson Venturine, com o título “Contribuições da história da ciência no contexto da educação STEAM: um projeto de educação não formal para o ensino de física”.
Cleidson Venturine é orientado por Isabel Malaquias (CIDTFF, Departamento de Física, Universidade de Aveiro) e é professor de Física no campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
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Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular orienta a educação básica no Brasil, influenciada pelas diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), focada no desenvolvimento de competências para aplicar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores na resolução de problemas do mundo real. Assim, defende-se que o ensino das ciências deve promover a alfabetização científica por meio de atividades investigativas que estimulem o interesse e a curiosidade científica.
Considerando que os projetos de educação não formal têm o potencial de contribuir para a formação e desenvolvimento do letramento científico dos estudantes – contribuindo, também, para seu desenvolvimento na educação formal – e, por ser menos engessada e mais flexível, estão mais abertos a novas estratégias, atraentes para os jovens do século XXI, por serem espaços de experimentação significativa, esta pesquisa investiga como episódios históricos da ciência e da tecnologia podem inspirar projetos STEAM em ambientes de educação não formal.
Entre 2022 e 2023, conduzimos um projeto de extensão (educação não formal) com alunos do último ano do ensino fundamental, através de uma parceria entre uma escola pública municipal da cidade de São Mateus (Brasil) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes – campus São Mateus). O projeto, chamado “De volta para o futuro: a história da ciência no contexto da educação STEAM” atendeu cerca de 36 alunos ao longo de três ciclos de um plano de investigação-ação.
Utilizando uma pesquisa de método misto, que considera uma análise quantitativa dos dados retirados a partir dos resultados dos alunos em testes padronizados em conjunto com uma análise qualitativa das informações coletadas a partir de questionários, apresentações em PowerPoint® e entrevistas com alunos e professores, buscamos analisar o impacto das atividades do projeto sobre o desenvolvimento da literacia científica dos estudantes.
Os resultados indicam que tais atividades podem promover um desenvolvimento real na compreensão de conceitos técnicos e científicos, melhorando tanto a percepção da natureza da ciência quanto as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Parabéns meu Irmão, exemplo de dedicação e profissionalismo…