22 de Janeiro, 2025 | 14h00 | 5.3.13, DEP, Universidade de Aveiro

No dia  22 de Janeiro, 2025, pelas 14h00 a doutoranda Carolina Lúgaro (CIDTFF, DEP, UA) dinamizará a sessão “Multiliteracias em estudantes surdos de ensino médio: contributos de um programa de intercompreensão em línguas”, onde apresentará a sua tese com o mesmo nome.

O evento será realizado, como habitualmente, a partir das 14 horas, na sala 5.3.13 do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA) e também estará disponível para participação online através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94772497442.

A tese a apresentar assenta numa perspectiva de educação para todos e em princípios de inclusão e equidade e está ancorada numa abordagem de Intercompreensão em Línguas (IC) como promotora do plurilinguismo e da interculturalidade. Seu objetivo geral foi conceber, implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Intercompreensão em Línguas (PIL) no desenvolvimento das multiliteracias de estudantes surdos por meio de um programa de leitura plurilíngue implementado em três contextos de Portugal e Brasil, com um total de 9 estudantes. Os resultados indicam que o PIL contribuiu para que os estudantes se abrissem a línguas e culturas menos próximas, alargando o seu conhecimento geral, das línguas e sobre as línguas, além de favorecer um contexto de interação e interrelação linguística, no qual os estudantes surdos mobilizaram, combinaram e alargaram os seus repertórios plurilíngues e multimodais, que lhes permitiu desenvolver, ao mesmo tempo, literacias na língua gestual, em português e nas línguas dos textos. Num sentido mais amplo, o PIL contribuiu para uma formação ancorada na reflexão e (auto)monitoramento sobre o que se aprende e a maneira como se aprende, favorecendo uma formação ao longo da vida.

Esta será a décima quarta (14.ª) sessão do “SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!”, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação. (saber mais)