Francisco de Assis Saraiva Carneiro, Isabel Cabrita (CIDTFF), Hermínio Borges Neto & Eliana Alves Moreira Leite | UNIÓN- Revista IberoAmericana de Educación Matemática, 20(72), pp. 1-15

Resumo:

A geometria é uma área da matemática da maior relevância, mas a   sua aprendizagem revela-se muito complexa, exigindo que se reinvente o seu ensino. As tecnologias digitais podem desempenhar um papel muito importante nesse processo. Neste contexto, o estudo aqui relatado objetivou investigar contributos da utilização do GeoGebra em dispositivos móveis no ensino e na aprendizagem da Geometria. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas: I) Revisão Sistemática de Literatura coletada em bancos de dados de artigos científicos e II) Pesquisa  bibliográfica complementar em repositórios de teses e dissertações. A análise dos resultados permitiu concluir de amplas possibilidades de aplicação desses recursos no ensino e na aprendizagem da Geometria.

Palavras-chave: Revisão de literatura, GeoGebra, Dispositivos móveis, Educação matemática, Geometria.

– – – – –

Referência:
Saraiva Carneiro, F. de A., Cabrita, I., Neto, H. B., & Moreira Leite, E. A. (2024). GeoGebra en dispositivos móviles en la enseñanza y la aprendizaje de la Geometría en la Educación Básica: una revisión sistemática de la literatura. UNIÓN- Revista IberoAmericana de Educación Matemática20(72), 1-15. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1620