27 janeiro, 2025 | 15h30 | Online
No dia 27 de janeiro de 2025, pelas 15h30, Ângela Deyva Gomes da Silva, professora de educação básica do Estado do Ceará, Brasil, dinamiza o seminário de discussão científica do LabELing, intitulado “Abordagem autobiográfica no contexto da Educação de Adultos: Uma revisão sistemática de literatura”.
Este seminário do LabELing decorrerá em formato online, estando a sessão aberta a todos os interessados, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).
Sobre a convidada
Ângela Deyva Gomes da Silva é doutoranda no Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, no ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular, sob a orientação da professora doutora Madalena Teixeira. Mestre em Saúde Pública, possui especializações em Ecologia, Formação de Formadores e Gestão Educacional, além de licenciaturas em Biologia e Teatro. Ângela é também professora efetiva da educação básica do Estado do Ceará, Brasil, onde leciona há 20 anos. Complementarmente, tem formação em pedagogias do teatro, criação cênica, educação corporal, memória, identidades e relações de gênero.
Resumo da comunicação
Este seminário tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre investigações empíricas recentes que empregam a abordagem autobiográfica na Educação de Adultos, destacando suas contribuições, potencialidades e lacunas. O estudo, intitulado “Narrativas autobiográficas no contexto da educação de adultos”, faz parte do projeto de doutoramento da autora e foi conduzido de acordo com o protocolo PRISMA 2020, utilizando as bases de dados Web of Science (Core Collection e Scielo), Eric e Scopus. Durante as etapas de busca, triagem e seleção, foram inicialmente identificados 405 estudos, dos quais 289 artigos formaram o corpus final da revisão. A análise destacou práticas que valorizam as experiências de vida dos indivíduos, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das suas trajetórias educacionais e pessoais. Os resultados revelaram uma diversidade de abordagens e contextos nos quais a metodologia autobiográfica é aplicada ao público adulto. Os dados serão apresentados de forma descritiva.