24 de janeiro de 2025 | 14h30 | Online
No dia 24 de janeiro de 2025, pelas 14h30, André Rauber, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, dinamiza o seminário de discussão científica do LabELing, intitulado “Não verbais ou não falantes? Comunicação e linguagem em crianças/jovens com desenvolvimento atípico”.
Este seminário do LabELing decorrerá em formato online, estando a sessão aberta a todos os interessados, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).
Sobre o convidado
Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, em 2012. Especialista na área das Ciências da Educação – Didática do Português, conferido pelos Institutos Politécnicos de Santarém, Coimbra e Viseu, em 2021. Concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, em 2024, sob a supervisão das doutoras Madalena Teixeira e Paula Santos. Foi professor de Língua Portuguesa e Linguística, por muitos anos, na Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. Atualmente leciona, como docente convidado, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Tem trabalhos de investigação e publicações na área do ensino da Língua Portuguesa, Linguística histórica e desenvolvimento e aprendizagem da linguagem, com foco no português.
Resumo da comunicação
Nas escolas portuguesas, nos últimos seis anos, observaram-se situações positivamente disruptivas na dinâmica escolar, originadas pela publicação do Decreto-Lei nº 54/2018. O Estado português assume-se, teoricamente ou legalmente, mais inclusivo. Sob a égide desse Decreto-Lei, expandiu-se o universo dos alunos ingressantes. As crianças e jovens denominados “não verbais” integram essa “nova” dinâmica, que mereceu a nossa atenção. Realizámos uma investigação bibliográfica com o objetivo de responder a duas questões iniciais: (1) o que propõem os estudos na área do desenvolvimento da comunicação e da linguagem sobre as capacidades e desafios apresentados pela característica “não verbal”? e (2) qual o impacto dessa “nova” realidade em Portugal, em termos da sua produção científica? Seguimos a lista de verificação de registos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Restringimos o nosso estudo a três fontes de dados: SCOPUS, ERIC e RECCAP, e elegemos, como variáveis a considerar, três critérios: (i) investigadores portugueses; (ii) publicações entre 2013 e 2023; e (iii) género de texto artigo científico. O resultado quantitativo mostrou-se redutor, não possibilitando generalizações. A análise qualitativa suscitou-nos outras questões pertinentes. É sobre uma dessas questões – a definição de “não verbal” – que direcionaremos a nossa intervenção neste seminário.