11 março, 2025 | 15h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 11 de março de 2025, pelas 15h00, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, de Cristiane Jorge de Lima Bonfim, com o título “Narrativas imersivas para auto e co-regulação da aprendizagem no ensino superior online na transição do nível básico para avançado”.

Cristiane Bonfim é orientada por Daniela Pedrosa (CIDTFF, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém), e por Leonel Morgado (Universidade Aberta, INESC TEC).

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Resumo:

Ao longo das últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico tem avançado em todas as áreas da ciência, indústria e governos, demandando profissionais formados em nível superior.

Em específico, na área da Ciência da Computação, há uma demanda crescente acima da quantidade de profissionais formados, agravada pela pandemia da COVID-19, que convergiu o mundo ao uso de tecnologias e plataformas de informação e comunicação.

Ao fim da pandemia, o mundo havia mudado sua perspectiva, passando a demandar ainda mais soluções tecnológicas aplicadas em diversas áreas científicas e produtivas. Neste cenário desafiador, a formação em maior escala e com qualidade, pode ser realizada em cursos superiores em e-learning, porém há uma questão a ser resolvida, relacionada ao insucesso de estudantes na transição do nível básico para o avançado em programação de computadores, em disciplinas de engenharia de software nos cursos superiores na área de computação em e-learning, que agrava o problema da falta de profissionais desta área.

A presente tese propôs-se compreender como potencializar a dimensão narrativa da imersão em atividades de aprendizagem de programação avançada no ensino superior online para apoiar a autorregulação e corregulação das aprendizagens e fomentar o envolvimento ativo do aluno neste processo. Porém, não foram encontrados na literatura métodos para apoiar o professor na criação de narrativas imersivas como recurso didático.

O objetivo geral foi desenvolver um método para criação de narrativas imersivas para Auto e Corregulação da Aprendizagem para o Ensino Superior Online.

O estudo utilizou a metodologia Design Science Research (DSR) para desenvolvimento do artefato: um método de criação de narrativas imersivas.

Para o desenvolvimento desse método procedeu-se a uma revisão de revisões de literatura, que resultou na identificação de 20 técnicas para concepção de imersão em narrativas. Depois, foram definidos e descritos 38 critérios para conceber narrativas para autorregulação e corregulação da aprendizagem com base na literatura da área.

As etapas de Design, Demonstração e Avaliação, da DSR, para desenvolvimento do artefato-método, utilizou as narrativas imersivas para autorregulação e corregulação da aprendizagem da unidade curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” da Licenciatura em Engenharia e Informática da Universidade Aberta.

Para a testagem e avaliação do método, desenvolveu-se um curso online para docentes do ensino superior.

Os resultados mostram que 100% dos professores não conheciam as categorias de autorregulação e corregulação da aprendizagem nem as dimensões de imersão narrativa. O artefato-método foi considerado útil para concepção de narrativas imersivas para autorregulação e corregulação da aprendizagem, enquanto recurso didático reproduzível, apresentando a base conceitual e operacional para sua aplicação.

Palavras-chave: Imersão, Narrativas Imersivas, Autorregulação e Corregulação da aprendizagem, e-Learning, Ensino Superior