Encontram-se abertas as inscrições para a formação “Alterações Climáticas, o Aquecimento Global, a Sustentabilidade e o Patamar da Tolerância Humana” dinamizada por Mário Talaia, investigador CIDTFF e professor aposentado da Universidade de Aveiro.

Esta formação terá lugar no Colégio de Albergaria, em Albergaria-a-Velha, entre os dias 15 e 17 de maio de 2025, e tem em vista a discussão e divulgação das diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre a Educação para o Risco usando a atmosfera, como laboratório.

Pretende-se que os formandos alcancem os seguintes objetivos:

  1. Passem a questionar os fenómenos atmosféricos que observam no seu dia-a-dia;
  2. Possam através de processos físicos e químicos fazer interpretações científicas do que observam na atmosfera;
  3. Possam identificar que condições durante a noite favorecem a formação de orvalho e da geada;
  4. Possam derrubar conceitos assumidos como concessões alternativas (exemplo: está a orvalhar; durante a noite caiu geada, não saber distinguir a formação de granizo e da saraiva);
  5. Possam usar e construir instrumentos de baixo custo para avaliarem as condições termohigrométricas do ar;
  6. Possam respeitar a natureza com base na sustentabilidade de uma vida saudável.

Acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua), conta como horas de formação específica e revela para progressão de carreira de professores dos Grupos 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 420 (Geografia), 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia).

Toda a informação sobre a formação e inscrições encontra-se disponível nesta página: https://cfp.riscos.pt/formacao/form_espe/ac-ag-spth_ca/

cartaz | circular