Rosa Sandra Paiva (CIDTFF), António Pedro Costa (CIDTFF) & Luís Paulo Reis | Práxis Educativa, 20, p. 1-23

Resumo

Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa – o ChatGPT – para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Modelo de Aprendizagem de Pensamento Crítico e Criativo. Inteligência Artificial Generativa.

– – – – –

Referência:

Paiva, R. S., Costa, A. P., &, Reis, L. P. (2025). ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo. Práxis Educativa, 20, 1-23. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007