26 fevereiro 2025 | 14h00 | 5.2.53, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro & Online

No dia 26 de fevereiro de 2025, às 14h00, Xana Sá Pinto, investigadora doutorada do CIDTFF, dinamizará uma sessão especial do SEDE, no estilo Journal Club, dedicada à discussão do artigo científico publicado por Said e colegas, intitulado “Reconceptualizing open schooling: towards a multidimensional model of school openness” (https://doi.org/10.1080/00220272.2024.2392592).

O evento ocorrerá na sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e também estará disponível para participação online através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94772497442.

Nesta sessão SEDE, Xana Sá Pinto convida à discussão dos conceitos de open-schooling e school-as-community, a partir da análise do artigo “Reconceptualizing open schooling: towards a multidimensional model of school openness”. É proposta a todos os participantes a exploração do modelo ecológico de abertura da escola proposto no artigo, que organiza a escola aberta em oito dimensões interligadas – desde a governação partilhada e o envolvimento parental até ao currículo aberto e à participação ativa dos estudantes. Num ambiente de diálogo e reflexão, serão debatidas as implicações deste modelo tanto para a organização escolar como para a prática pedagógica, analisando de que forma a abertura da escola pode fortalecer a ligação entre a educação formal e a comunidade. A sessão será concluída com uma discussão coletiva sobre os desafios e potencialidades da implementação de uma abordagem open-schooling, incentivando a reflexão sobre como esta pode contribuir para a construção de escolas mais participativas e integradas na sociedade.

pdf do artigo

Esta será a décima sétima (18ª) sessão do “SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!”, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação (saber mais).”