Acaba de ser publicado o n.º 2 da Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LabELing” intitulado Transversalidades XII: Cruzamentos, da autoria de Cristina Manuela Sá (organizadora, CIDTFF), Matilde Gonçalves, Filipa Leite, Gabriela Gomes, Ana Carolina Pinto e Beatriz Barros.
Destina-se a divulgar trabalho realizado no âmbito do projeto de intervenção educacional que estudantes a frequentar um mestrado profissionalizante destinado à formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico desenvolveram na prática pedagógica supervisionada articulada com o seminário de investigação educacional. Surge na continuidade de outras obras da mesma natureza publicadas na Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LEIP” entre 2013 e 2021.
O título do livro chama a atenção para a importância de que se reveste a conceção, implementação e avaliação de projetos para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua portuguesa cruzando essa área curricular com outras: neste caso concreto, a História, as Expressões (mais concretamente, a expressão dramática) e o Estudo do Meio. A fechar a obra surge um capítulo que relaciona o ensino da língua portuguesa com a Educação para a Sustentabilidade, ela própria associada à Educação para Cidadania Global.
– – – – –
Referência:
Sá, C. M., Gonçalves, M., Leite, F., Gomes, G., Pinto, A. C., & Barros, B. (2025). Transversalidades XII: Cruzamentos. Universidade de Aveiro. http://dx.doi.org/10.48528/2g99-th86