Acaba de ser publicado o n.º 3 da Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LabELing” intitulado “Transversalidade XIII: uma língua, múltiplas facetas“, da autoria de Cristina Manuela Sá (organizadora, CIDTFF), Luís Pedro Rodrigues, Carolina Alves, Maria Raquel Ranito, Maria Inês Ramos, Sara Reis, e Filipa Mendes.

Destina-se a divulgar trabalho realizado no âmbito do projeto de intervenção didática que estudantes a frequentar um mestrado profissionalizante destinado à formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico desenvolveram na prática pedagógica supervisionada articulada com o seminário de investigação educacional. Surge na continuidade de outras obras da mesma natureza publicadas na Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LEIP”, entre 2013 e 2021, e ainda na Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LabELing”, em 2025.

O título do livro pretende chamar a atenção para numerosas facetas da língua portuguesa na atualidade com destaque para:

  • a importância de que se reveste na sociedade do séc. XXI (a nível nacional e internacional) e a comunicação oral (nem sempre vista como necessitando de ser trabalhada no âmbito do processo de ensino e aprendizagem);
  • aspetos da sua abordagem em sala de aula mais focados na língua em si (nomeadamente ortografia articulada com a escrita e pontuação articulada com a leitura em voz alta);
  • a sua abordagem transversal cruzando essa área curricular com outras (neste caso concreto, recorrendo à argumentação oral e escrita para trabalhar questões de Cidadania).

A fechar a obra surge um capítulo que sublinha a forma como a conceção, implementação e avaliação de projetos de intervenção didática desta natureza podem contribuir para a avaliação da oralidade, da leitura e da escrita no âmbito do ensino e aprendizagem do Português.

– – – – –

Referência:
Sá, C. M., Rodrigues, L. P., Alves, C., Ranito, M. R., Ramos, M. I., Reis, S., & Mendes, F. (2025). Transversalidade XIII: uma língua, múltiplas facetas. Universidade de Aveiro.
http://dx.doi.org/10.48528/w2pv-0051