No âmbito de uma missão a Cabo Verde, três investigadoras do CIDTFF participaram nas VI Jornadas da Língua Portuguesa, que tiveram lugar na Ilha de São Vicente, Mindelo, entre os dias 26 e 28 de março de 2025.

Filomena Martins (DEP, UA) dinamizou, no dia 26 de março, a oficina sobre “Kamishibai plurilingue” no Centro de Língua Portuguesa – Camões.

Inês Cardoso (Politécnico de Santarém) apresentou a comunicação intitulada “Didática da Escrita em contextos multilingue” no dia 27 de março, no auditório FAED; e, no mesmo dia, no Centro de Língua Portuguesa – Camões, as investigadoras Inês Cardoso e Helena Araújo e Sá (DEP, UA) dinamizaram, respetivamente, as oficinas “Didática da Escrita em contextos multilingues: modos de ação” e “Biografias linguísticas”.

No último dia do evento, Helena Araújo e Sá apresentou a conferência “Para uma educação em línguas mais plural: ilustração de uma trajetória a partir de textos literários” seguida da conferência “Formação de Professores para o Ensino da Língua Portuguesa – espaços de continuidade e de rutura” por Filomena Martins.