Já se encontra disponível, em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA), o livro “Lem@tic: décadas de histórias que ecoam para uma nova cultura matemática” da autoria dos investigadores Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia) e Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA).
Sobre o livro:
Este livro, modesto e despretensioso, resulta de um projeto de Pós-Doutoramento em desenvolvimento na Universidade de Aveiro, intitulado “Laboratório de Educação em Matemática (lem@tic) da Universidade de Aveiro: repercussões para a formação e prática de professores que ensinam Matemática”.
Um dos objetivos que o projeto persegue e que orienta a escrita deste texto é historizar sobre o lem@tic e entender, a partir das narrativas construídas, como as vivências formativas propostas, articuladas com a formação, investigação e extensão à comunidade, podem contribuir para a formação de professores e a (re)construção de uma nova cultura matemática.
O projeto de Pós-Doutoramento em questão emerge de uma parceria entre Portugal e Brasil, envolvendo o lem@tic e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM), fruto da colaboração entre os coordenadores dessas duas estruturas: a supervisora do projeto de pós-doutoramento e o responsável pelo seu desenvolvimento, ambos autores deste livro
Excerto do texto introdutório “Ao cruzar o Atlântico: chegada ao Lem@tic”
Investigador Américo Silva em Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de Aveiro
– – – – –
Referência:
Silva, A., & Cabrita, I. (2025). Lem@tic: décadas de histórias que ecoam para uma nova cultura matemática. Universidade de Aveiro. http://dx.doi.org/10.48528/hf43-wk19