Américo Junior Nunes da Silva

Américo Junior Nunes da Silva, investigador do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, realiza Estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro, de 15 de novembro de 2023 a 14 de novembro de 2024, sob a supervisão da investigadora Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA).

O estágio de pós-doutoramento, subordinado ao tema “Laboratório de Educação em Matemática da Universidade de Aveiro: repercussões para a formação e prática de professores que ensinam Matemática”, tem por finalidade compreender as repercussões da articulação entre formação, investigação e extensão que o Laboratório de Educação em Matemática do CIDTFF/UA (lem@tic) persegue na formação e prática de (futuros) professores do Ensino Básico.

Nesse sentido, os  principais objetivos da investigação são: i) Caracterizar marcos temporais/Históricos do lem@tic; ii) Compreender a lógica subjacente à proposta formativa do lem@tic; iii) Refletir sobre conceções de (futuros) professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto à dimensão formativa do Laboratório e repercussões para o seu desenvolvimento profissional; iv) Avaliar como os itinerários formativos implementados no lem@tic foram ressignificados pelos (futuros) professores e se repercutiram nas suas práticas pedagógicas.

Partilhamos o resumo do projeto de Pós-Doutoramento, disponibilizada pelo investigador:

Na tentativa de compreender os caminhos do tornar-se professor, muitas pesquisas se dedicam ao estudo dos cursos de formação, buscando entender a complexidade, idiossincrasia e multidimensionalidade que contextualizam os seus processos formativos, reconhecendo que são vários os percursos e espaços propostos.

Os laboratórios de educação, a exemplo do Laboratório de Educação em Matemática, podem assumir, para a formação do professor, intrinsecamente relacionada com o seu desenvolvimento profissional, o compromisso de repensar os currículos e a sua gestão e desenvolvimento na sala de aula (lato sensu), não dissociando a formação, pesquisa e extensão, viabilizando, designadamente, a construção do perfil de professor-pesquisador e a aproximação com a comunidade escolar.

Face ao exposto, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais as repercussões dos percursos formativos propostos pelo Laboratório de Educação em Matemática da Universidade de Aveiro (lem@tic), assente numa lógica de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, na formação e prática de professores que ensinam Matemática? Pressupomos que a formação, extensão e pesquisa desenvolvidas no lem@tic podem refletir em questões particulares que implicam para os movimentos de constituição da identidade e desenvolvimento profissional repercutindo, consequentemente, para praxis da Matemática.

No âmbito da pesquisa qualitativa de pendor predominantemente narrativo a desenvolver para buscar responder ao problema proposto, recolheremos documentos, de vária natureza, que permitam caracterizar a história e lógica do  lem@tic e realizaremos entrevistas e/ou focus group com a coordenadora, professores, investigadores e estudantes que desenvolveram ou participaram em atividades do Laboratório. Os dados recolhidos serão alvo de análise de conteúdo, com base num sistema categorial, recursivamente construído.