Na fotografia, da esquerda para a direita: Maria de Lurdes Serrazina (Vice-Presidente da SPIEM), Teresa Neto (pela organização, CIDTFF, DEP, UA), Jorge Adelino Costa (Diretor do DEP, UA); Betina Lopes (pela coordenação do CIDTFF, DEP, UA)

A convite da SPIEM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática –  decorreu no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2023, o Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2023).

Os membros do CIDTFF Teresa Neto, Isabel Cabrita, Vanda Santos, Margarida Pinheiro, Abel da Encarnação e Rita Rodrigues integraram a Comissão Organizadora. Teresa Neto e Isabel Cabrita também integraram a Comissão Científica e esta última investigadora ainda (co)dinamizou o Grupo Temático – Resolução de Problemas e Tecnologias.

Destinado a investigadores, formadores ou professores com interesse pela investigação em Educação Matemática, em particular sobre a Resolução de Problemas, pretendeu refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao tema do EIEM 2023, partilhando resultados de investigação e perspetivando futuras investigações.

O programa incluiu sessões paralelas onde foram discutidos e analisados trabalhos de investigação apresentados pelos participantes através de comunicações ou pósteres.

Contemplou ainda duas conferências plenárias, uma pela investigadora Hélia Jacinto (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e outra pelo investigador Peter Liljedahl (Simon Frasier University, Canada); e um painel, moderado por António Borralho (Universidade de Évora), com investigadores nacionais e estrangeiros: Margarida Rodrigues (Escola Superior de Educação de Lisboa), Nélia Amado (Universidade do Algarve) e Alicia Bruna Castañeda (Universidad de La Laguna, Espanha).

ver mais