[editada a 14/05 para inclusão de fotografia final das provas]

9 de maio, 2025 | 14h30 | Auditório José Grácio, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro

Realizam-se no Auditório José Grácio, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, a 9 de maio de 2025, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Educação – Didáctica e Desenvolvimento Curricular, de Patrícia Christine Barros da Silva, com o tema “Programa de ensino experimental das ciências no 1.º CEB: da organização curricular à avaliação de aprendizagens”.

Patrícia Christine da Silva é orientada por Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e Paulo Nuno Vicente (iNOVA Media Lab, Universidade Nova de Lisboa). Desenvolveu o seu projeto de doutoramento com apoio de uma bolsa suportada pela FCT.

ver mais

Fotografia providenciada pela investigadora Isabel P. Martins (CIDTFF, DEP, UA)

– – – – –

Resumo:

Os primórdios do apelo à “Ciência para todos” datam de meados do século XIX, teorizando-se, subsequentemente, no conceito de literacia científica. Este manifesto subsiste até ao século XXI, com objetivos ainda por atingir.

Organizações internacionais, como a ONU e OCDE, reiteram amplas preocupações em relação à premência em alcançar altos níveis de literacia científica para o exercício de uma cidadania consciente, responsável e fundamentada.

A propósito do ensino das ciências, a perspetiva IBSE e orientação CTS destacam-se como via privilegiada para atingir tais propósitos, enfraquecendo a legitimidade do ensino transmissivo. A notoriedade destas abordagens, embora reconhecidas no campo teórico, ainda se difunde vagarosamente nas escolas em Portugal.

A presente investigação emerge destas preocupações e orientações, resultando no desenvolvimento do Programa de Ensino Experimental das Ciências composto por três componentes: curricular, atividades e avaliação. Foi desenvolvido com base no Educational Design Research, através de ciclos iterativos, com a colaboração de uma equipa multidisciplinar (ex. especialistas, investigadores, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e crianças).

O desenvolvimento da proposta curricular teve por base lacunas identificadas nas análises comparativas das Aprendizagens Essenciais do Estudo do Meio com os currículos de ciências de Singapura, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália e com as aprendizagens avaliadas no estudo TIMSS de 2019 para o 4.º ano na área das ciências. As propostas de atividades e avaliações das aprendizagens emergem da análise dos relatórios provenientes das inspeções realizadas por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência que identificam práticas precárias, insuficientes, descontextualizadas e inadequadas a vários níveis, tais como a linguagem científica utilizada, os instrumentos de avaliação usados e os objetivos de aprendizagem definidos.

Ao longo de dois anos letivos (2020/2021 e 2021/2022) os recursos didáticos criados foram explorados com 12 turmas. Os dados foram recolhidos com recurso a inquéritos por questionário e compilação documental (instrumentos de registo de avaliação, folhas de registos das crianças e os registos dos jogos de avaliação).

Os resultados indicam que os professores colaboradores valorizam as propostas criadas, destacam a sua adequabilidade e relevância, continuando a utilizar os recursos didáticos após o término da sua colaboração no projeto. Registou-se uma melhoria a nível dos conhecimentos e a mobilização das capacidades, atitudes e valores das crianças.

Esta investigação e respetivos produtos (uma proposta curricular, 120 atividades e quatro serious games de avaliação) constituem um contributo para impulsionar melhores práticas de ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade e, consequentemente, incrementar os níveis de literacia científica das crianças, reforçando a relevância de ampliar projetos desta natureza.

Palavras-chave: ensino experimental das ciências; currículo de ciências; atividades de ciências; recursos didáticos; avaliação de aprendizagens; ensino no 1.º ciclo do ensino básico; educational design research.