O EduBiota, um programa inovador de ensino e divulgação da microbiologia, foi apresentado por Lara Amorim no X Encontro da Casa das Ciências, que decorreu no passado dia 16 de abril, no Centro de Congressos das Caldas da Rainha, tendo como público professores do grupo 520 (Biologia e Geologia).
O programa EduBiota tem como missão promover a literacia científica através da microbiologia, com uma abordagem prática e articulada com articulada com os referenciais curriculares para o ensino secundário. Direcionado a professores e alunos, o projeto propõe-se a ser um ecossistema vivo e colaborativo, cuja construção depende da parceria ativa entre investigadores, docentes e estudantes das escolas participantes.
Durante a sessão, foram partilhadas evidências de interações já realizadas com escolas, além da apresentação do curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, intitulado “Apoio ao ensino-aprendizagem em ciências biológicas – formação prática sobre as interações hospedeiro-microorganismos” (ref. CCPFC/DC-7266/24). A formação tem início previsto para 29 de maio de 2025, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e já está com inscrições abertas.
Foi ainda anunciado o lançamento iminente do site EduBiota.pt, que funcionará como plataforma central de apoio ao programa e incluirá recursos didáticos, fórum para partilha e discussão, atividades, podcasts e muito mais.
Lara Amorim é estudante do Programa Doutoral em Ensino e Comunicação das Ciências da FCUP e encontra-se a desenvolver o seu projeto de doutoramento em meio não académico, com apoio de uma bolsa FCT, em três instituições: o Centro Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC), o CIDTFF/UA e o iB2Lab-LAQV REQUIMTE da FCUP. A investigação, que se intitula “Ensino e divulgação da influência da microbiota humana – Estudo de impacto”, é orientada por Maria da Conceição Lopes Vieira dos Santos (FCUP), Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA) & Raquel Ribeiro (CCVVC).
A equipa deixa um convite:
O EduBiota veio para ficar. E este é um convite à co-construção do conhecimento científico nas escolas, e todas as contribuições são bem-vindas.
Junta-te ao EduBiota e transforma a forma como ensinamos e aprendemos ciência! Se quiseres saber mais, contacta-me através do e-mail: laraamorim@ua.pt.
Estando a orientar grupos de professores na Escola Secundária Inês de Castro, Vila nova de Gaia, na aplicação de recursos digitais na construção de estratégias de ensino, alguns deles na área das Ciências Biológicas, estava interessado em conhecer mais sobre este programa e a plataforma que estará com ele ligada.
Como posso ter acesso ao programa?
Cumprimentos
Jorge Marinho
Caro Jorge Marinho,
Para saber mais, poderá contactar a investigadora que fez a apresentação do programa através do e-mail indicado no final da notícia: laraamorim@ua.pt.
Obrigada