Lara Amorim, investigadora CIDTFF, DEP, UA & iB2-Lab, Universidade do Porto, é uma das formadoras responsáveis pelo curso “Apoio ao ensino – aprendizagem em ciências biológicas formação prática sobre as interações hospedeiro-microrganismos“, a realizar-se durante o mês de outubro de 2025, em formato b-learning (FCUP & online).

Com candidaturas abertas até 15 de setembro de 2025 através do SIGARRA, esta formação dirigida a professores de Biologia do Ensino Secundário (grupo 520) dá resposta à sua necessidade de atualização dos conhecimentos teóricos e práticos, para o desenvolvimento de atividades práticas experimentais enquadradas nas orientações curriculares (Aprendizagens Essenciais e PASEO).

Através de uma abordagem prática (hands-on) e atualizada, capacita os professores a integrarem metodologias laboratoriais inovadoras no ensino, promovendo aprendizagens significativas e críticas sobre a microbiologia e o seu impacto na saúde humana.

Esta atividade integra-se no programa EduBiota, de ensino e divulgação da microbiologia, a ser desenvolvido pela investigadora Lara Amorim no âmbito do seu projeto de doutoramento em meio não académico “Ensino e divulgação da influência da microbiota humana – Estudo de impacto”, com apoio de uma bolsa FCT, em três instituições: o Centro Ciência Viva de Vila do Conde (CCVVC), o CIDTFF/UA e o iB2Lab-LAQV REQUIMTE da FCUP. A investigação é orientada por Maria da Conceição Lopes Vieira dos Santos (FCUP), Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA) & Raquel Ribeiro (CCVVC).

Este programa foi apresentado por Lara Amorim no X Encontro da Casa das Ciências, que decorreu no dia 16 de abril de 2025, tendo o site oficial sido lançado em maio desse ano.

A plataforma https://www.edubiota.com/ surge como um espaço central de apoio a professores e alunos, reunindo recursos didáticos, propostas de atividades práticas, podcasts, fóruns de discussão e outras ferramentas que irão crescer ao ritmo da comunidade.

sessão focada na promoção da literacia em microbiologia