O livro “Educação para o Risco: Práticas e Projetos”, coordenado por Fátima Velez de Castro, João Luís Fernandes e Adélia Nunes, conta com dois capítulos do investigador CIDTFF Mário Talaia que convidamos a conhecer:

Promover o ensino e aprendizagem numa extensão de sala de aula (pp. 63-82)

Este capítulo incide sobre uma proposta de fazer um ensino e aprendizagem numa extensão de sala de aula. A principal finalidade desta investigação é contribuir para uma aprendizagem ativa e construção do conhecimento ligando a teoria à prática experimental em alunos da unidade curricular “Ciências Integradas da Natureza” da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro, Portugal. Um roteiro do trabalho de campo foi indicado aos alunos e assim como as tarefas a realizar. Foi adotada como metodologia a resolução de problemas através de uma aprendizagem baseada na resolução de problemas num contexto ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Os resultados obtidos demonstram inequivocamente um exemplo de boas práticas letivas em que o aluno participa ativamente na sua aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de experiências educativas desafiadoras, enriquecendo e desenvolvendo saberes científicos, incrementando as suas competências de raciocínio, autonomia e de comunicação na resolução de problemas da ciência e da sociedade, na perspetiva de uma sensibilização ambiental e cidadania, como abordagem científica e experimental.

Curso de formação específica para professores: um estudo de caso (pp. 149-169)

As alterações climáticas condicionam o aquecimento global, a sustentabilidade de uma vida saudável e o patamar de tolerância do organismo humano a um ambiente térmico. Esta realidade está a afetar a humanidade em geral e em particular a sobrevivência de ecossistemas. Estar familiarizado com possíveis riscos passou a ser um alicerce para estratégias a adotar de modo a minorar os efeitos da ocorrência de fenómenos extremos. Este texto mostra como esta temática da atualidade é considerada por professores de diferentes grupos de recrutamento uma mais-valia na sua formação específica através de vivenciar competências de raciocínio, autonomia e de comunicação na resolução de problemas da ciência e da sociedade, numa perspetiva de uma sensibilização ambiental e cidadania, como abordagem científica e experimental. A partilha de ideias para a construção do conhecimento científico e pedagógico mostrou, no curso de formação de professores, ser um marco para a reflexão e trabalho colaborativo a partir da larga experiência de cada participante.

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Referências:

Talaia, M. (2025). Promover o ensino e aprendizagem numa extensão de sala de aula. In F. V. Castro, J. L. Fernandes & A. Nunes (coords.), Educação para o Risco: Práticas e Projetos (Série “Estudos Cindínicos”, vol, 14, pp. 63-82). RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. https://doi.org/10.34037/978-989-9053-26-7_14; https://doi.org/10.34037/978-989-9053-26-7_14_03

Talaia, M. (2025). Curso de formação específica para professores: um estudo de caso. In F. V. Castro, J. L. Fernandes & A. Nunes (coords.), Educação para o Risco: Práticas e Projetos (Série “Estudos Cindínicos”, vol, 14, pp. 149-169). RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. https://doi.org/10.34037/978-989-9053-26-7_14; https://doi.org/10.34037/978-989-9053-26-7_14_07