6 maio 2025 | 14h30 | Formato híbrido (5.1.63, DEP, UA & Online)

No dia 6 de maio, pelas 14h30, Monica Vlad e Ana Isabel Andrade dinamizam um workshop académico promovido pelo LabELing – Laboratório de Educação em Línguas, intitulado “Desenvolver competências e abordagens plurais. Recursos para a formação de professores”.

Esta atividade decorrerá em formato híbrido. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.1.63 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99568621747).

Sobre as dinamizadoras:

Monica Vlad est enseignante-chercheure à l’Université Ovidius de Constanta, en Roumanie, où elle dirige le Collège des Etudes Doctorales et enseigne la linguistique du français et la didactique du français et des langues. Elle coordonne également le Master de Langues Modernes dans une dynamique plurilingue. Auteure de nombreux travaux dans le domaine de la didactique du français et du plurilinguisme, Monica Vlad fait partie de réseaux internationaux de recherche sur ces sujets.

Ana Isabel Andrade é Professora Catedrática na Universidade de Aveiro, trabalhando na área da didática de línguas e da formação e supervisão de professores. Coordenou projetos internacionais e nacionais, tais como, os projetos TEDS – Teacher Education sor Sustainability (Erasmus+, 2019-2022), ILTE-Intercomprehension in language teacher education (1998-2002), Línguas e Educação: construir e partilhar a formação (2007-2010). Tem orientado teses de mestrado e doutoramento na área da educação em línguas e da formação de formadores, sendo autora de inúmeros trabalhos nestas áreas.

Resumo do workshop:

A primeira parte deste workshop será uma apresentação do trabalho realizado pelo grupo de trabalho do projeto no Centro Europeu de Línguas Modernas (ECML) do Conselho da Europa, em Graz, intitulado Developing teacher competences for pluralistic approaches (TePA). Serão discutidos os principais aspetos metodológicos do projeto, bem como os principais produtos que podem ser consultados na página web do ECML (https://www.ecml.at/ECML-Programme/Programme2020-2023/Pluralisticteachercompetences/tabid/4300/language/fr-FR/Default.aspx).

Na segunda parte do workshop, os participantes serão envolvidos num processo formativo, mais concretamente, em sequências de formação produzidas no âmbito do projeto TePA, que poderão experimentar e analisar em relação aos seus próprios contextos de ação.

informação em pdf