Patrícia Christine Silva (CIDTFF) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF) | Investigações em Ensino de Ciências, 30(1), 260-286
Resumo:
Há décadas que se recomenda um ensino das ciências holístico, sistemático, regular e contextualizado desde os primeiros anos numa perspectiva Inquiry-Based Science Education com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade, onde as múltiplas oportunidades educativas fomentam o desenvolvimento da ambicionada literacia científica para todos. O presente estudo investigativo emerge destas orientações e resulta da exploração de 61 atividades (168 sessões), em que se pretendeu avaliar o seu efeito nas aprendizagens das 171 crianças participantes no estudo. Conduziu-se um estudo de natureza qualitativa através da abordagem designada Educational Design Research. Para efeitos de recolha de dados recorreu-se à compilação documental (instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens, folhas de registo e respostas dos jogos de avaliação das crianças), para o seu tratamento e análise, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma melhoria significativa nas aprendizagens a nível dos conhecimentos entre os momentos antes e após as atividades e revelam elevados níveis de consecução nas capacidades, atitudes e valores das crianças.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Atividades de ciências, Ensino primário, Avaliação das aprendizagens
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Referência:
Silva, P. C., & Rodrigues A. V. (2025). Avaliação dos efeitos de atividades de ciências nas aprendizagens de crianças do ensino primário. Investigações em Ensino de Ciências, 30(1), 260-286. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p260