A Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, em parceria com a Câmara Municipal da Murtosa, realizou, no passado 6 de maio de 2025, o I Encontro “(Des)complicar a Deficiência Intelectual”, um espaço de diálogo e partilha dedicado à promoção de práticas inclusivas, reunindo profissionais de diversas organizações de apoio e intervenção na comunidade, especialistas, investigadores e representantes de entidades de referência a nível nacional.

A Universidade de Aveiro esteve representada pelas investigadoras Paula Coelho Santos, Mariana Dantas e Maria Manuel Carvalho, do EDUCA_LAB (Políticas, Avaliação e Supervisão) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).

Paula Coelho Santos é professora e investigadora, membro da coordenação do CIDTFF e responsável pelo curso PIEM – Programa Individual de Estudos Multidisciplinares; Mariana Dantas é doutoranda em Educação, no ramo de Diversidade e Educação Inclusiva, e coordenadora-tutora do PIEM; Maria Manuel Carvalho é também doutoranda no mesmo ramo e desenvolve a sua investigação com o apoio de uma bolsa individual de doutoramento financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As três investigadoras participaram no Painel 3 – Educação e Empregabilidade, com a comunicação “Horizontes Inclusivos no Ensino Superior: Da Nascente à Foz, um Mar de Oportunidades para um Ensino Superior e Comunidades que celebram e se enriquecem na Diversidade e Inclusão”. A intervenção destacou as práticas inclusivas do curso PIEM da UA, uma resposta pioneira e inovadora no ensino superior, que coloca a pessoa no centro do processo educativo. O PIEM valoriza a singularidade de cada estudante e promove trajetos académicos com sentido, baseados na participação, pertença e autonomia.

Para além da sua intervenção, Maria Manuel Carvalho moderou o Painel 2 – Planeamento Centrado na Pessoa, cuja temática se cruza com os eixos principais da sua investigação de doutoramento. Este painel contou com as intervenções da Dra. Sofia Ferreira, diretora executiva da ASSOL, e do Dr. Mário Pereira, presidente da Direção da FORMEM, duas entidades de referência nacional nas áreas do planeamento personalizado e da aplicação da Escala de Intensidade de Apoios (SIS-A).

O encontro reforçou a importância de a investigação académica estar presente e ativa nas comunidades, contribuindo para práticas transformadoras e sustentadas. Sublinhou-se ainda a necessidade de construir comunidades educativas e sociais mais inclusivas, que promovam e facilitem a transição para a vida pós-universitária, garantindo percursos de autonomia, participação e cidadania plena.