No dia 8 de maio de 2025, realizou-se na sala SALT – Espaço de Aprendizagem e Ensino Ativos, DEP-UA, em formato híbrido e sob proposta de Paula Coelho Santos (Professora e investigadora, membro da Coordenação do CIDTFF e Diretora do curso PIEM – Programa individual de Estudos Multidisciplinares), no âmbito da unidade curricular de Necessidades Educativas Especiais, uma aula intitulada “Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e Ensino Superior Inclusivo: Práticas Acessíveis, Transformadoras dos Horizontes da Inclusão no Curso Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”.

Foi dinamizada por Mariana Dantas, Coordenadora Tutora do PIEM, e Maria Manuel Carvalho, doutorandas no ramo de Diversidade e Educação Inclusiva, ambas membros do CIDTFF e do EDUCA_LAB. Maria Manuel Carvalho desenvolve a sua investigação com o apoio de uma bolsa de doutoramento individual financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Durante a sessão, foram discutidos temas centrais sobre a inclusão no Ensino Superior, com especial destaque para o curso PIEM, que visa promover o acesso e a participação plena de estudantes com DID na vida académica e social da universidade.

As doutorandas abordaram a definição e a classificação das DID, destacando a importância de apoios personalizados e a aplicação do Planeamento Centrado na Pessoa (PCP), uma abordagem essencial para a criação de um ambiente educativo inclusivo.

A sessão explorou também os desafios enfrentados pelos estudantes com DID na transição para a vida pós-universitária, com destaque para o Sistema de Avaliação da Intensidade dos Apoios (SIS-A), uma ferramenta que garante o suporte adequado e individualizado, assegurando uma inclusão bem-sucedida na comunidade.

O objetivo da sessão foi refletir sobre práticas transformadoras que contribuem para um Ensino Superior verdadeiramente inclusivo, permitindo que todos os estudantes, independentemente das suas dificuldades, possam otimizar o seu pleno potencial.