No dia 7 de maio de 2025, as investigadoras do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, Thayse Figueira Guimarães e Helena Araújo e Sá, apresentaram a comunicação intitulada “A gestão das línguas no Programa Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira (PEBIF): práticas e discursos no contexto entre Portugal e Galiza”, no âmbito do Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (SELINEL).

O evento, de carácter internacional, foi organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itaquaquecetuba, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Faculdade de Educação (FEUSP) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

A investigação apresentada analisa as práticas e os discursos de um grupo de professores participantes do PEBIF, focando na forma como é gerida a coexistência de línguas nos contextos escolares transfronteiriços entre Portugal e a Galiza. Este trabalho integra o projecto “As imagens das línguas e da interculturalidade no Projeto de Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)”, desenvolvido por Thayse Figueira Guimarães  no âmbito do seu estágio pós-doutoral no CIDTFF, sob a orientação da Professora Helena Araújo e Sá.

A investigação é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil, através de uma bolsa de pós-doutoramento (Processo n.º 402671/2024-4). Conta ainda com o apoio de fundos nacionais, através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto com a referência UIDB/00194/2020 (CIDTFF).