As investigadoras Andrea Ulhôa, Thayse Figueira Guimarães e Maria Helena Araújo e Sá, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, participaram na conferência internacional What Future for the Concept of Borderless Europe?, realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2025, na Ludovika University of Public Service, em Budapeste, Hungria.
Andrea Ulhôa apresentou a comunicação “The Border as Curriculum: A Cartography of In-Service Teacher Training in the Luso-Hispanic Borderlands”, em coautoria com Maria Helena Araújo e Sá. O trabalho traçou uma cartografia da formação contínua de professores em contextos fronteiriços, procurando responder à questão de como os docentes, em territórios de fronteira, contribuem para a construção de uma identidade educativa transnacional.
Thayse Figueira Guimarães, docente da Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil), em estágio de pós-doutoramento no CIDTFF, apresentou, em coautoria com Maria Helena Araújo e Sá, a comunicação “The Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF) as a Strategy for Linguistic Integration and Cross-Border Cooperation: An Example of an Educational Project Between Northern Portugal and Galicia”. A apresentação destacou experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Programa Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), com enfoque em práticas colaborativas entre escolas portuguesas e galegas, centradas na intercompreensão linguística e na construção de vínculos interculturais.
Ambas as investigações são desenvolvidas no contexto do PEBIF, uma iniciativa de cooperação educativa entre Portugal e Espanha que promove o plurilinguismo, a interculturalidade e a construção de uma cidadania transfronteiriça.
A investigação de Thayse Figueira Guimarães é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil (Processo n.º 402671/2024-4), e conta ainda com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020 (CIDTFF). A investigação de Andrea Ulhôa é financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da bolsa de investigação com a referência 2022.14501.BD e do projeto UIDB/00194/2020 (CIDTFF).

