Em março de 2025 teve início o novo projeto Erasmus+ LiTE Academy – LinguaTech: Advancing Digital, Inclusive and Multilingual Teaching Practices (ERASMUS-EDU-2024-PEX-TEACH-ACA), em que o CIDTFF é uma das instituições parceiras. A investigadora principal (IP) do projeto na Universidade de Aveiro é Ana Raquel Simões, contando com uma equipa composta por Maria Helena Araújo e Sá, Margarida Lucas, Susana Pinto, Susana Senos, Liudmila Shafirova, Madalena Teixeira e Luís Dantas.
Com uma duração de três anos, de 1 de março de 2025 a 28 de fevereiro de 2028, o projeto reúne oito instituições de ensino superior: Dicle Üniversitesi (Turquia, coordenadora geral do projeto), Boğaziçi Üniversitesi (Turquia), İstanbul Üniversitesi-Cerrahpaşa (Turquia), University of Hamburg (Alemanha), Universidade de Aveiro (Portugal), UNED (Espanha), Inland Norway University of Applied Sciences (Noruega), e Universidade de Córdoba (Espanha). Com um orçamento global de 942.592 euros, a Universidade de Aveiro conta com um financiamento de 86.482 euros.
A LiTE Academy tem como principal objetivo melhorar o ensino de línguas na Europa, reforçando as competências de professores em formação e em exercício. Através da integração de ferramentas digitais, práticas inclusivas e pedagogias multilingues, o projeto pretende responder de forma eficaz às necessidades de alunos num sistema educativo em constante mudança.
Entre os objetivos específicos destacam-se: reforçar a capacidade dos professores para atuarem em contextos digitais e multiculturais; integrar metodologias digitais que promovam a acessibilidade e o envolvimento dos alunos; desenvolver estratégias inclusivas para contextos educativos diversos; promover uma educação plurillingue; criar uma rede sustentável de partilha de recursos e desenvolvimento profissional.
A reunião inicial do projeto (kick-off meeting) teve lugar entre 13 e 17 de maio de 2025, na Dicle Üniversitesi, em Diyarbakır, Turquia, e o CIDTFF esteve representado pela investigadora Liudmila Shafirova.
Durante a reunião, os parceiros tiveram oportunidade de se conhecer pessoalmente, discutir os fundamentos do projeto, definir metodologias de trabalho conjuntas e delinear a organização interna para os próximos três anos. Este encontro marcou o início oficial de uma colaboração internacional dedicada à promoção de práticas de ensino de línguas mais digitais, inclusivas e plurilingues na Europa.
