20 junho 2025 | 12h00 (Lisboa) | Online
Realizam-se a 20 de junho de 2025, pelas 12h00 de Lisboa, 19h00 de Macau, as provas do Doutoramento em Português, da Facultade de Línguas e Tradução, Universidade Politécnica de Macau, de Lin Manlin, com o tema “Mobilidade, relações interculturais e adaptação de estudantes chineses no ensino superior em Portugal”.
Lin Manlin é orientada por Lola Geraldes Xavier (CLLC, Universidade Politécnica de Macau & Instituto Politécnico de Coimbra) & coorientada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA).
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Resumo
No contexto da globalização, a mobilidade estudantil emerge como um fenómeno crucial na internacionalização do ensino superior, atuando como um motor fundamental do intercâmbio cultural (Knight, 2007, 2018; de Wit & Altbach, 2021). A população-alvo deste estudo consiste em estudantes chineses a estudar em Portugal. A questão de investigação centra-se, portanto, na caracterização da adaptação e das relações interculturais desses estudantes em mobilidade.
quadro teórico deste estudo é adaptado de Schartner e Young (2016) e integra as perspetivas de Byram (1997) e Nadeem e Zabrodskaja (2023). A investigação analisa a adaptação dos estudantes chineses em Portugal, tendo em consideração dimensões como a académica, a psicológica e a sociocultural. Além disso, procura identificar os principais fatores que influenciam esse processo. Adotando uma abordagem de métodos mistos, foram recolhidos dados através de um inquérito por questionário aplicado a 116 estudantes, complementado por um grupo focal com cinco professores. Os dados obtidos foram, subsequentemente, analisados utilizando estatísticas descritivas, análise de correlação e análise temática.
Os resultados revelam que a adaptação intercultural é dinâmica e multifacetada. Embora os estudantes chineses em Portugal apresentem, em geral, um bom desempenho académico e uma satisfação com a vida considerável, tendem a estabelecer um número limitado de amizades. Esta situação indica a necessidade premente de mais apoio para fortalecer as suas ligações socioculturais. Além disso, fatores como a proficiência linguística, a preparação cultural, elementos afetivos e psicológicos, a distância cultural, a discriminação percebida e as interações sociais mostram-se essenciais na adaptação intercultural.
Com base nos resultados obtidos, este estudo propõe recomendações que visam promover a adaptação intercultural destes estudantes em mobilidade. Para além disso, pretende-se contribuir para preencher uma lacuna na investigação sobre a mobilidade estudantil universitária sino-portuguesa. Ao focar-se na adaptação dos estudantes internacionais, intenta fomentar-se uma maior abertura, diversidade e sustentabilidade na internacionalização do ensino superior, neste contexto em especial.
Palavras-chave: Mobilidade estudantil internacional, relação intercultural, adaptação, ensino superior, estudantes chineses, Portugal.