17 de setembro de 2025 | 14h00 – 15h30 | online

Terá lugar no próximo dia 17 de setembro de 2025, entre as 14h00 e as 15h30 (11h00 horário de Brasília), o 4º seminário “Lidar com Inteligência Artificial Generativa – Do Código à Criação com o Google Colab”, dinamizado pelos investigadores Erickinson Lima e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro – Portugal).

Por questões logísticas, as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos os participantes, até ao dia 14 de setembro de 2025 [formulário a ser disponibilizado em breve]. O link da sessão será enviado aos participantes no dia 16 de setembro.

Resumo:

Este seminário tem como objetivo apresentar, de forma introdutória e exploratória, a ferramenta Google Colab — uma plataforma gratuita e baseada na nuvem que permite escrever e executar código Python diretamente no navegador, sem necessidade de instalação local. Voltado a iniciantes, o seminário propõe um primeiro contato com os recursos essenciais do ambiente. Serão exploradas funcionalidades fundamentais do Google Colab, como a utilização de células de texto e código, instalação de bibliotecas, integração com o Google Drive e o suporte a ferramentas de inteligência artificial. A proposta é oferecer uma experiência acessível e prática, especialmente voltada a professores e estudantes interessados em conhecer o universo da programação. O seminário também promoverá reflexões sobre o uso do Google Colab como ferramenta de apoio ao ensino, destacando seu potencial para desenvolver habilidades computacionais e possibilitar projetos interdisciplinares em diferentes áreas do conhecimento.

Erickinson Lima é doutorado em Direção Orquestral pela Universidade de Aveiro (2020). Destacou-se como vencedor dos prémios Vivaldi (2023) e Berlioz (2024) no International Music Competition, no Reino Unido. É investigador CEEC/FCT no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, onde desenvolve investigação em acessibilidade e inclusão no ensino da música para alunos cegos, com especial enfoque em novas tecnologias. Atualmente, está a explorar o potencial da Inteligência Artificial Generativa como ferramenta de apoio pedagógico.

António Pedro Costa é um dos coautores e investigador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org) e da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Inteligência Artificial, especificamente, a Generativa aplicada às etapas de projetos de investigação. É investigador principal no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.