[editado a 23 de setembro, para atualização de datas e informações]

22 de outubro de 2025 | 14h00 – 15h30 | online

Terá lugar no próximo dia 22 de outubro de 2025, entre as 14h00 e as 15h30 (10h00/11h30 horário de Brasília), o 4º seminário “Lidar com Inteligência Artificial Generativa – Do Código à Criação com o Google Colab”. O seminário será dinamizado pelos investigadores Adriana Vieira (IFBA), Almir Teixeira (Universidade Federal da Bahia) e Erickinson Lima (CIDTFF, DEP, UA), e moderado por António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA)

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos os participantes, até ao dia 21 de outubro de 2025, através deste link. O link da sessão será enviado aos participantes nesse dia.

Resumo:

O seminário tem como propósito introduzir os participantes ao uso do Google Colab, uma plataforma gratuita e baseada na nuvem que possibilita a escrita e execução de código Python diretamente no navegador. Na primeira parte, com foco em iniciantes, serão explorados os recursos essenciais do ambiente, incluindo células de texto e código, instalação de bibliotecas, integração com o Google Drive e suporte a ferramentas de inteligência artificial. A proposta é proporcionar um primeiro contacto acessível e prático, especialmente dirigido a professores e estudantes interessados em explorar o universo da programação.

Na segunda parte, o seminário centrar-se-á na geração de imagens com inteligência artificial, apresentando fluxos de trabalho integrados em text-to-image e image-to-image, através de demonstrações interativas no Google Colab. Esta etapa procura oferecer uma compreensão prática de como o ambiente pode ser utilizado para a criação e experimentação com modelos generativos.

Por fim, o encontro promoverá uma reflexão crítica sobre o potencial do Google Colab como ferramenta pedagógica, destacando a sua relevância para o desenvolvimento de competências computacionais, para o apoio em projetos interdisciplinares e para a integração de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.

Adriana Vieira

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Lauro de Freitas. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e mestrado em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Cursando doutorado na Universidade Federal da Bahia (2020) com estágio doutoral na Universidade de Aveiro. Membro do grupo de pesquisa Estudos e Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (EsPACIS). Aspirante e entusiasta da IA. Tem experiência nas áreas de Química e Educação, atuando nos seguintes temas: metodologias ativas e estratégias metacognitivas.

Almir Teixeira

Desenvolvedor back-end com mais de 10 anos de experiência e webdesigner com mais de 5 anos de atuação. É estudante de Engenharia de Controlo e Automação de Processos (Universidade Federal da Bahia) e partner numa agência de marketing digital brasileira (Freshlab), onde lidera projetos direcionados para a inteligência artificial (IA) aplicada ao marketing e para o desenvolvimento de soluções on demand (aplicações web). Com uma sólida experiência multidisciplinar em tecnologia, participou em projetos que integraram engenharia, automação e IA explorando aplicações orientadas para a otimização de processos, a análise de performance e o desenvolvimento de sistemas interativos.

Erickinson Lima

Doutorado em Direção Orquestral pela Universidade de Aveiro (2020). Destacou-se como vencedor dos prémios Vivaldi (2023) e Berlioz (2024) no International Music Competition, no Reino Unido. É investigador CEEC/FCT no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, onde desenvolve investigação em acessibilidade e inclusão no ensino da música para alunos cegos, com especial enfoque em novas tecnologias. Atualmente, está a explorar o potencial da Inteligência Artificial Generativa como ferramenta de apoio pedagógico.

António Pedro Costa

Um dos coautores e investigador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org) e da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos e Inteligência Artificial, especificamente, a Generativa aplicada às etapas de projetos de investigação. É investigador principal no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.