O CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro marcou presença na CISTI 2025 – 20th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, realizada em Lisboa, Portugal, entre 16 e 19 de junho, com uma participação de destaque no WEd5.0 – 4th Workshop on Education 5.0.
Este evento, reconhecido como um fórum ibérico de referência para a discussão de avanços em sistemas e tecnologias de informação, proporcionou o cenário ideal para a apresentação de três comunicações científicas que reforçam o compromisso do CIDTFF com a transformação digital, a inovação pedagógica e a inclusão social.
A investigadora do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro, apresentou três estudos em coautoria, todos alinhados com os princípios da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0, áreas prioritárias do centro. Estas comunicações, desenvolvidas no âmbito de projetos de investigação e parcerias, abordaram temáticas cruciais para o futuro do ensino superior e do mercado de trabalho:
“Advancing Digital Student Mobility in Higher Education: Aligning Education 5.0 with Society 5.0”
No âmbito do projeto ESC-TENSION2 (Erasmus+), este estudo explorou o potencial do Cartão Europeu do Estudante para impulsionar a mobilidade digital dos estudantes. A comunicação analisou componentes como a Jornada do Estudante, a Caixa de Ferramentas do Estudante e a Integração Operacional, destacando como estas soluções promovem uma educação mais conectada, inclusiva e centrada no estudante, em linha com os objetivos da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0.
“Bibliometric Analysis of the Intersection between Education and Artificial Intelligence”
Este trabalho analisou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, com ênfase em modelos como o ChatGPT. Através de uma análise bibliométrica baseada em publicações indexadas na Scopus, o estudo identificou tendências emergentes, oportunidades e desafios éticos na adoção de IA, oferecendo uma reflexão crítica sobre as implicações pedagógicas para a educação do futuro.
“Exploring Gender Wage Disparities in Society 5.0: A Case Study of Leadership Roles in Portuguese Banking”
Em colaboração com uma estudante de mestrado, esta comunicação examinou as assimetrias salariais de género em cargos de liderança no setor bancário português, utilizando uma abordagem quantitativa. O estudo sublinhou o papel da Educação 5.0 na promoção de maior equidade de género e inclusão social, contribuindo para uma Sociedade 5.0 mais justa e sustentável.
As três comunicações, que serão publicadas nos Proceedings da CISTI 2025, integrados na prestigiada série Lecture Notes in Networks and Systems (LNNS) da Springer e indexados em bases de dados como Scopus e Web of Science, refletem a excelência científica do CIDTFF. Esta participação reforça a projeção internacional do centro e a sua liderança em temáticas como a transformação digital, a inovação pedagógica e a inclusão social.