Nos dias 3 e 4 de abril de 2025, teve lugar no ISLA Santarém – Instituto Politécnico o 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, que contou com vários contributos de investigadoras CIDTFF, que damos a conhecer.

Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), fez a apresentação da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (CRITHINKNET), que coordena, no dia 3 de abril. Moderou ainda a conferência “Advancing a Robust Conception of Critical Thinking Across Higher Education” por Linda Elder (President of the Foundation for Critical Thinking, Califórnia).

O programa contou ainda com sessões paralelas, que incluíram as seguintes comunicações da (co)autoria de investigadoras CIDTFF:

3 abril 2025
  • “Perceções e práticas pedagógicas sobre o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do ensino superior” por José Pinto Lopes, Maria Helena Silva, Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), Eva Morais & Maria da Felicidade Araújo Morais (p. 22 do livro de resumos)
  • The pedagogical potential of Detective Club: an experiment to foster critical thinking development” por Ana Morais, Tânia Rocha, Ana Paula Florêncio Aires (CIDTFF, UTAD), Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD) & Hélder Sousa (pp. 7-8)
4 abril 2025
  • “Pensamento crítico, metacognição e cooperação: o impacto dos e-portefólios no ensino superior” por Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), Maria da Felicidade Araújo Morais, Maria Helena Silva & Eva Morais (pp. 23-24)
  • “Modern board games in pedagogical innovation for the development of critical thinking: good practices in higher education” por Ana Morais, Daniel Alexandre, Ana Paula Florêncio Aires (CIDTFF, UTAD), Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD) & Hélder Sousa (p. 9-10)

Este evento científico, promovido pela Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (CRITHINKNET), pretende marcar o início de um ciclo de conferências bienais, que fomentem o debate e a partilha de conhecimentos sobre o papel do pensamento crítico em diversas áreas da sociedade.

As investigadoras CIDTFF Caroline Dominguez e Daniela Pedrosa integraram também a comissão científica do evento.

– – – – –

Referências:

Morais, A., Rocha, T., Aires, A. P. F., Dominguez, C., & Sousa, H. (2025). The pedagogical potential of Detective Club: an experiment to foster critical thinking development. In CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Ed.), Livro de Resumos: 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (pp. 7-8). ISLA Santarém – Instituto Politécnico. https://drive.google.com/file/d/1Ojc_d-coCnxSyby9zuuH6eaXdH-fmPSt/view

Morais, A., Alexandre, D., Aires, A. P. F., Dominguez, C., & Sousa, H. (2025). Modern board games in pedagogical innovation for the development of critical thinking: good practices in higher education. In CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Ed.), Livro de Resumos: 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (pp. 9-10). ISLA Santarém – Instituto Politécnico. https://drive.google.com/file/d/1Ojc_d-coCnxSyby9zuuH6eaXdH-fmPSt/view

Lopes, J. P., Silva, M. H., Dominguez, C., Morais, E. & Morais, M. F. A. (2025). Perceções e práticas pedagógicas sobre o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do ensino superior. In CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Ed.), Livro de Resumos: 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (pp. 22). ISLA Santarém – Instituto Politécnico. https://drive.google.com/file/d/1Ojc_d-coCnxSyby9zuuH6eaXdH-fmPSt/view

Dominguez, C., Morais, M. F. A., Silva, M. H., & Morais, E. (2025). Pensamento crítico, metacognição e cooperação: o impacto dos e-portefólios no ensino superior. In CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Ed.), Livro de Resumos: 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (pp. 23-24). ISLA Santarém – Instituto Politécnico. https://drive.google.com/file/d/1Ojc_d-coCnxSyby9zuuH6eaXdH-fmPSt/view

Pedrosa, D.  (2025). Think-Pair-Share: Promoting Critical Thinking about Digital Inclusion in Educational Multimedia Production. In CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (Ed.), Livro de Resumos: 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (p. 33). ISLA Santarém – Instituto Politécnico. https://drive.google.com/file/d/1Ojc_d-coCnxSyby9zuuH6eaXdH-fmPSt/view