Sara Cristina Mateus (PIC-Edu) & Yakamury Lira (CIDTFF) | QNOW

Excerto

Até onde pode — e deve — a inteligência artificial substituir o olhar e o discernimento humanos na investigação qualitativa? É esta uma das interrogações mais prementes da atualidade. Num tempo em que algoritmos e consciência se cruzam cada vez mais nas nossas escolas e centros de investigação, esta interrogação tornou-se particularmente urgente.

A inteligência artificial (IA), particularmente com o avanço recente da inteligência artificial generativa (GenAI), tornou-se uma presença quotidiana nos contextos educativos, científicos e sociais. A sua integração em processos como a investigação qualitativa revela um potencial inegável — não apenas na automatização de tarefas analíticas, mas também na expansão das possibilidades de visualização e interpretação de dados complexos. Contudo, este crescimento acelerado levanta simultaneamente questões éticas e epistemológicas que exigem reflexão crítica. Até que ponto podemos — e devemos — confiar à IA tarefas tradicionalmente humanas, como interpretar, avaliar ou decidir?

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Referência:
Mateus, S. C., & Lira, Y. (2025, junho 23). Entre algoritmos e consciência: a colaboração Humano-IA. QNOW. https://ludomedia.org/colaboracao-humano-ia/