No dia 2 de julho de 2025, Cristina Felizardo (CIDTFF, DEP, UA) proferiu uma palestra no Instituto Perron da University of Western Australia, a convite de Samar Aoun, especialista internacional e líder global no desenvolvimento de políticas públicas no apoio ao luto.

Intitulada “Shaping Bereavement Policy in Portugal through Local Government: A Community Bereavement Support Programme”, a apresentação discutiu a experiência de um programa local de apoio ao luto desenvolvido em Ílhavo, Portugal, destacando o papel vital que os governos locais podem desempenhar na formação de respostas compassivas e comunitárias ao luto, e demonstrando como os municípios podem liderar iniciativas de luto inclusivas e sustentáveis que reforçam a resiliência da comunidade e a saúde pública.

Samar Aoun é professora e Cátedra de Investigação do The Palliative Care Research Group do Perron Institute na Universidade da Austrália Ocidental e no Instituto Perron. Com doutoramento em Demografia Médica pela Universidade de Londres, a sua investigação centra-se numa abordagem de saúde pública e na tradução para a prática ou para a política, com ênfase em grupos populacionais mal servidos, como os familiares prestadores de cuidados antes e depois do luto, as pessoas com doença do neurónio motor (DNM) e demência e os doentes terminais que vivem sozinhos.

O foco da Professora Samar Aoun e do seu grupo é uma abordagem de saúde pública aos cuidados paliativos, que vê a comunidade como um parceiro igual na longa e complexa tarefa de prestar cuidados de saúde de qualidade no fim da vida. Nos últimos 5 anos, o grupo consolidou a sua reputação como líder mundial neste domínio e no desenvolvimento do modelo de saúde pública para o apoio ao luto.