Rosa Maria Faneca (CIDTFF) | Revista Sebê Non Linguagens, 1, pp. 140-169
Resumo:
Este texto tem como objetivo descrever e analisar as dificuldades de alunos do ensino secundário na Ilha do Príncipe, com foco na produção escrita. A pesquisa baseou-se num questionário inicial e nas produções escritas dos alunos da 12ª classe durante o ano letivo de 2021-2022, permitindo a identificação do corpus de análise, centrado nas dificuldades de expressão escrita. O estudo revela as dificuldades que estes alunos enfrentam ao tentar expressar as suas ideias em português com eficácia e coerência discursiva. Este conhecimento é fundamental para apoiar os professores de português, promovendo uma perspetiva formativa que valorize a reflexão crítica e o desenvolvimento da consciência dos alunos sobre os mecanismos gramaticais que influenciam as suas competências discursivas. Além disso, é importante incentivar a leitura, tornando os alunos melhores leitores e promovendo o contacto com diversas obras da língua portuguesa. A produção de textos variados, adequados às suas competências linguísticas, é essencial. Esta abordagem formativa requer uma atenção especial aos significados diversos da terminologia específica em contextos socioculturais distintos, assim como metodologias de ensino adaptadas ao perfil dos alunos. Em suma, melhorar a expressão escrita destes alunos implica não só um diagnóstico das suas dificuldades, mas também a implementação de estratégias pedagógicas que considerem a sua realidade e promovam o seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave: Competências linguísticas dos alunos do ensino secundário do Príncipe; Dificuldades linguísticas; Ensino-aprendizagem da língua portuguesa na Região Autónoma do Príncipe; Escrita em língua portuguesa.
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Referência:
Faneca, R. M. (2025). A produção escrita e as competências linguísticas dos alunos da 12.ª classe da Região Autónoma do Príncipe. Revista Sebê Non Linguagens, 1, 140-169. https://www.ustpfct.com/index.php/investigacoes/revistas-cientificas-sebe-non/revista-cientifica-sebe-non-linguagens