Já se encontra disponível, em acesso aberto, no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA), o livro “Being BOLD – Handbook of Social Action and Service Learning in Pre-Service Teacher Education”, coordenado pelos investigadores CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer, Susana Pinto e Ricardo Torres.

Resumo:

Este Handbook apresenta os principais resultados do projeto BOLD (Building on Linguistic and Cultural Diversity for Social Action within and beyond European Universities), desenvolvido entre dezembro de 2022 e novembro de 2025. O projeto teve como objetivo integrar a aprendizagem-serviço e a ação social na formação de professores (de línguas), proporcionando aos futuros docentes um contacto direto com comunidades multilingues dentro e fora das escolas. Esta experiência foi considerada essencial para o desenvolvimento de competências e de uma consciência crítica capazes de responder à diversidade linguística e cultural nas salas de aula e na sociedade em geral. O Handbook reflete esta missão dupla do projeto: promover o envolvimento cívico dos futuros professores e reforçar a colaboração entre universidades e sociedade civil. Estruturado em quatro grandes secções (enquadramento conceptual, recursos práticos, ferramentas prontas a usar e aprendizagens realizadas ao longo do projeto), pretende apoiar a implementação de práticas pedagógicas socialmente comprometidas. Destinado a formadores de professores, instituições e docentes interessados em enriquecer a educação através da aprendizagem-serviço e da ação social, o seu conteúdo contempla ideias-chave que sustentam a abordagem do projeto BOLD à justiça social, inclusão e participação cívica, bem como os recursos desenvolvidos (incluindo dez módulos de acesso aberto, um conjunto de princípios orientadores para projetos de aprendizagem em serviço e um toolkit de ferramentas práticas para o desenvolvimento e implementação deste tipo de projetos), além de exemplos concretos de implementação curricular e comunitária em vários países europeus e reflexões de estudantes e docentes sobre aprendizagens e participação.

flyer de divulgação

– – – – –

Referência:
Melo-Pfeifer, S., Pinto, S., & Torres, R. (2025). Being BOLD: Handbook of social action and service learning in pre-service teacher education. Universidade de Aveiro. https://doi.org/10.48528/rsft-8a54