Carolina Batista, Patrícia Christine Silva (CIDTFF) & Ana Oliveira | Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, e025006

Resumo

Tendo em conta a necessidade de promover o ensino de ciências desde os primeiros anos, garantindo o acesso equitativo do conhecimento para todos os alunos, desenvolveu-se um projeto de adaptação de recursos educativos de ciências para crianças surdas. Este trabalho apresenta o ciclo de desenvolvimento destes recursos, que assentou em três fases que respeitam a abordagem Educational Design Research: a análise, onde foi identificado o problema e construído o quadro teórico de referência; o desenho e implementação, onde foram identificados e validados os conceitos e gestos e concebidos e implementados os recursos adaptados; e a avaliação, em que se analisou o impacto da implementação dos recursos, particularmente na aprendizagem das crianças. Conclui-se que a abordagem metodológica adotada constitui um contributo importante para uma educação inclusiva, em particular na área das ciências, assegurando uma aprendizagem de qualidade, de acordo com as necessidades de cada contexto.

Palavras-chave: Educação em Ciências; Inclusão; Recursos Educativos Adaptados; Língua Gestual Portuguesa; Educational Design Research.

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Referência:
Batista, C., Silva, P. C., & Oliveira, A. (2025). Educational Design Research para o desenvolvimento de recursos educativos de ciências adaptados para crianças surdas. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, e025006. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2190