Daniela Pedrosa (IPSantarém/ CIDTFF) dinamizou a palestra “Mentes que se regulam: pensar e agir com tecnologias emergentes”, no dia 4 de julho de 2025, no âmbito das X Jornadas “Mundos Digitais, Mentes Reais: Olhares Sobre Práticas Emergentes“- da Escola Secundária da Ramada, a convite da Professora Ana Paula Rocha.
Resumo da palestra:
Vivemos numa era em que as tecnologias emergentes estão a transformar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, em contexto educativo, cada vez mais digital, importa cultivar mentes capazes de se autorregular – aprendentes conscientes, críticos e criativos!
Nesta palestra, propõe-se refletir sobre como a autorregulação da aprendizagem (ARA) pode ser norteadora na conceção e adoção de práticas pedagógicas inovadoras, suportadas por tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, os ambientes imersivos ou as plataformas digitais.
Mais do que usar tecnologia, trata-se de ensinar com intenção pedagógica clara. Assim, a ARA, enquanto processo pelo qual os alunos planeiam, monitorizam e ajustam a sua aprendizagem, oferece um quadro orientador para que professores e educadores possam desenhar ambientes educativos que promovam a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade. Serão debatidas formas de integrar as tecnologias emergentes de forma intencional e crítica nas práticas educativas, com foco na promoção do desenvolvimento da ARA. Esta abordagem permite aliar inovação tecnológica à responsabilidade pedagógica, apoiando aprendizagens significativas.
Esta palestra convida os participantes a uma pausa reflexiva e ao diálogo: como pensar e agir com tecnologias emergentes que nos desafiam a repensar o processo de ensino e de aprendizagem? Entre mentes reais e possibilidades digitais, abrimos caminhos para práticas pedagógicas mais conscientes e transformadoras.

