No âmbito do Research Summit, promovida pela Escola Doutoral da Universidade de Aveiro (EDUA), decorreu, no dia 7 de julho de 2025, a formação Como ser um Doutorando Eficiente”. A sessão, com duração de sete horas e em formato presencial, foi dinamizada pelas investigadoras Diana Oliveira e Jennifer Silva do CIDTFF, DEP, UA, e contou com a participação de 19 doutorandos de nove programas doutorais.

Com base em investigação sobre educação doutoral (Sá et al., 2023; Oliveira, 2025a, 2025b), a formação teve como objetivo apoiar os doutorandos na gestão mais eficiente do seu percurso académico e científico. Foram partilhadas estratégias para melhorar a organização do tempo, a comunicação com os orientadores e a planificação do trabalho de investigação.

Desenhada e conduzida pelas formadoras, a ação seguiu uma abordagem participativa e reflexiva, incluindo análise de casos, dinâmicas de grupo e momentos de partilha de boas práticas. Destinada a doutorandos de todas as áreas do conhecimento, procurou ainda responder a desafios específicos dos estudantes internacionais.

Esta iniciativa reforça o compromisso da EDUA com a qualidade da formação avançada e com o apoio contínuo aos doutorandos, promovendo a articulação entre a investigação desenvolvida no CIDTFF e a prática. Ao mobilizar conhecimento produzido, contribui para a melhoria da experiência formativa e para o desenvolvimento dos doutorandos enquanto investigadores.

Estão previstas futuras edições, a divulgar oportunamente.


Referências

Oliveira, D. (2025a). The PhD defence: A case study at the University of Aveiro, Portugal. In M. Byram & M. Stoicheva (Eds.), The Experience of ‘Defending’ the Doctoral Dissertation International Comparative Studies of the Final Oral Examination (pp. 84–103). Routledge. https://dx.doi.org/10.4324/9781003495000-9

Oliveira, D., & Porto, M. (2025b). Relationships among participants in the PhD defence: A question of familiarity. In M. Byram & M. Stoicheva (Eds.), The Experience of ‘Defending’ the Doctoral Dissertation International Comparative Studies of the Final Oral Examination (pp. 43–52). Routledge. https://dx.doi.org/10.4324/9781003495000-5

Sá, M. H. A., Costa, N., Oliveira, D., & Pinto, S. (2023). University of Aveiro, Portugal. In M. Byram & M. Stoicheva (Eds.), The experience of examining the PhD: An international comparative study of processes and standards of doctoral examination (pp. 175–192). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003248569-18