16 – 18 julho 2025 | Universidade de Aveiro

O Research Summit 2025 decorrerá entre os dias 16 e 18 de julho e será dedicado ao tema “A Inteligência Artificial na Investigação”.

Como habitual, o programa inclui intervenções pelas várias Unidades de I&D da UA e apresentações por estudantes de doutoramento e estudantes do primeiro e segundo ciclos envolvidos em programas de iniciação à investigação, entre outras iniciativas.

No primeiro dia, o CIDTFF estará representado por António Pedro Costa, que proferirá a comunicação “Human-AI Collaboration Ecosystems: AI Community in Education”, às 15h45, no Auditório da Reitoria.

Nos dias 17 e 18 de julho, estão previstas sessões para a apresentação por estudantes de doutoramento e por estudantes envolvidos em Programas de Iniciação à Investigação Científica (PIIC), como o Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu), que decorrerão em diferentes salas do Complexo Pedagógico, das quais destacamos:

| Sessão “[DigiMedia] New media and multimedia in education” (17 de julho | 9h00 – 9h30 | sala 23.3.9 do Complexo Pedagógico):

  • “Khanmigo nas aulas de matemática: uma ferramenta didática complementar” por Patrícia Morais (estudante do Programa Doutoral em Multimédia em Educação), orientada por Vanda Santos (CIDTFF)

| Sessão “[CIDTFF] Education” (17 de julho | 16h30 – 18h00 | anfiteatro 23.1.5 do Complexo Pedagógico):

  • “Mapping the use of artificial inteligence in Basic Education: emerging practices and formative challenges in Brazilian schools” por Maria Sirlene Pereira Schlickmann, orientada por Madalena Teixeira (CIDTFF)
  • “A integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafios” por Maria Castelhano (CIDTFF), orientada por Leonel Morgado, Daniela Pedrosa (CIDTFF) e António Coelho
  • “Ansiedade à matemática e desempenho escolar dos alunos do 9ºano: relação mediada pela autorregulação e bem-estar psicológico” por Cristina Maria Alves Garcia, orientada por Vanda Santos (CIDTFF), Margarida Pinheiro (CIDTFF), Anabela Pereira (CIDTFF)
  • “Female voices in astronomy (1850-1919)” por Kaliana Dias de Freitas, orientada por Vitor Bonifácio (CIDTFF) e João Fernandes
  • “O ensino da escrita em português: contributos da integração da escrita colaborativa e da GenAI” por Mariana Martins, orientada por Madalena Teixeira (CIDTFF) e Rosa Faneca (CIDTFF)
  • “Políticas educacionais em Angola: um estudo a partir da expansão doensino privado no II ciclo do ensino secundário” por Eldemar Sebastião João (CIDTFF), orientado por Dora Fonseca (CIDTFF)
  • “Generative AI in science and engineering education: exploring faculty training through competence development” por Pablo Burneo (CIDTFF), orientado por António Pedro Costa (CIDTFF) e Homero Murzi (Marquette University, EUA)
  • “Pedagogia inclusiva no ensino superior com a integração do desenho universal para a aprendizagem e da inteligência artificial” por Carla Sá, orientada por Marisa Maia Machado (CIDTFF) e Ana Isabel Andrade (CIDTFF)
  • “Artificial Intelligence and Dual Inclusion: Enhancing Inclusive Research by Including Those Who Include” por Maria Manuel Carvalho (CIDTFF), orientada por Paula Santos (CIDTFF), Miguel Augusto Santos
  • “Integration of artificial intelligence tools into an educational case study” por Jennifer Silva (CIDTFF), orientada por Diana Oliveira (CIDTFF), Alexandre Ventura (CIDTFF)

| Sessão “[All UI] PIIC” (18 de julho | 9h00 – 10h30 | sala 23.3.4 do Complexo Pedagógico):

  • “Ambientes realidade virtual imersiva no Ensino Superior: uma reflexão sobredesign pedagógico sustentável” por Daniel Bóia Santos (Bolseiro PIC-EDU), Maria Castelhano (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF)
  • Beyond words: interculturality makes its mark” por Nuno Afonso (PIC-Edu), Marisa Machado (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF)
  • “Service-learning in initial teacher education: A systematic review” por Ana Teresa Rocha (PIC-Edu), Marisa Maia Machado (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF)
  • “Enhancing emotional competencies in children aged 6–12: The “emo(ções/ciones/zioni/tions/ții)” educational proposal in the Smart Knowledge Garden” por Ionel Constantin Crainiciuc (PIC-Edu), Suliane Porto (CIDTFF), Valentina Piacentini, Margarida M. Marques

Incentivamos à participação nestes momentos a fim de conhecer melhor a investigação a ser desenvolvida no CIDTFF.


Notícia atualizada a 16-07-2025 para correção e atualização de informação.

Notícia atualizada a 25-07-2025 para correção e atualização de informação.