16 – 18 julho 2025 | Universidade de Aveiro
O Research Summit 2025, ao tema “A AI em investigação”, terá lugar no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro entre os dias 18 e 18 de julho de 2025, e incluirá intervenções pelas várias Unidades de I&D da UA, entre elas três momentos que destacamos de seguida.
O programa (versão detalhada, em atualização, já disponível) inclui:
A comunicação do CIDTFF, intitulada “Human-AI Collaboration Ecosystems: AI Community in Education”, será proferida por António Pedro Costa no dia 16 de julho.
Nos dias 17 de julho estão previstas sessões para a apresentação por estudantes de doutoramento e envolvidos em Programa de Iniciação à Investigação Científica (PIIC), como o Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu):
Na sessão “[DigiMedia] New media and multimedia in education” (17/07, 9h00 – 9h30):
- “Khanmigo nas aulas de matemática: uma ferramenta didática complementar” por Patrícia Morais (estudante do Programa Doutoral em Multimédia em Educação), orientada por Vanda Santos (CIDTFF)
Na sessão “[CIDTFF] Education” (17/07, 16h30 – 18h30):
- “Precision or illusion? Navigating the algorithmic mirage of confidently inconsistent AI in the validation of a data collection instrument” por João Ferreira-Santos (CIDTFF), orientado por Lúcia Pombo (CIDTFF)
- “Mapping the use of artificial inteligence in Basic Education: emerging practices and formative challenges in Brazilian schools” por Maria Sirlene Pereira Schlickmann, orientada por Madalena Teixeira (CIDTFF)
- “A integração da realidade virtual na educação: necessidades e desafios” por Maria Castelhano (CIDTFF), orientada por Leonel Morgado, Daniela Pedrosa (CIDTFF) António Coelho
- “Ansiedade à matemática e desempenho escolar dos alunos do 9ºano: relação mediada pela autorregulação e bem-estar psicológico” por Cristina Maria Alves Garcia, orientada por Vanda Santos (CIDTFF), Margarida Pinheiro (CIDTFF), Anabela Pereira (CIDTFF)
- “Female voices in astronomy (1850-1919)” por Kaliana Dias de Freitas, orientada por Vitor Bonifácio (CIDTFF), João Fernandes
- “O ensino da escrita em português: contributos da integração da escrita colaborativa e da GenAI” por Mariana Martins, orientada por Madalena Teixeira (CIDTFF), Rosa Faneca (CIDTFF)
- “Políticas educacionais em Angola: um estudo a partir da expansão doensino privado no II ciclo do ensino secundário” por Eldemar Sebastião João (CIDTFF), orientado por Dora Fonseca (CIDTFF)
- “Generative AI in science and engineering education: exploring faculty training through competence development” por Pablo Burneo (CIDTFF)
- “Pedagogia inclusiva no ensino superior com a integração do desenho universal para a aprendizagem e da inteligência artificial” por Carla Sá, orientada por Marisa Maia Machado (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF)
- “Artificial Intelligence and Dual Inclusion: Enhancing Inclusive Research by Including Those Who Include” por Maria Manuel Carvalho (CIDTFF), orientada por Paula Santos (CIDTFF), Miguel Augusto Santos
- “Integration of artificial intelligence tools into an educational case study” por Jennifer Silva (CIDTFF), orientada por Diana Oliveira (CIDTFF), Alexandre Ventura (CIDTFF)
Na sessão “[All UI] PIIC” (18/07, 9h00 – 11h30):
- “Ambientes realidade virtual imersiva no Ensino Superior: uma reflexão sobredesign pedagógico sustentável” por Daniel Bóia Santos, Maria Castelhano (CIDTFF), Daniela Pedrosa (CIDTFF)
- Beyond words: interculturality makes its mark” por Nuno Afonso (PIC-Edu), Marisa Machado (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF)
- “Service-learning in initial teacher education: A systematic review” por Ana Teresa Rocha (PIC-Edu), Marisa Maia Machado (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF)
- “Enhancing emotional competencies in children aged 6–12: The “emo(ções/ciones/zioni/tions/ții)” educational proposal in the Smart Knowledge Garden” por Ionel Constantin Crainiciuc (PIC-Edu), Suliane Porto (CIDTFF), Valentina Piacentini, Margarida M. Marques
Incentivamos à participação nestes momentos a fim de conhecer melhor a investigação a ser desenvolvida no CIDTFF.