Cristina Sá (CIDTFF) | In Livro de Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017, pp. 1329-1342

Resumo:

“A docência na área da Didática, a orientação da prática pedagógica supervisionada e a cocoordenação de um laboratório consagrado à investigação sobre a Educação em Português levaram-nos a refletir intensamente sobre fatores que condicionam o processo educativo no Ensino Superior, um dos quais corresponde às representações dos estudantes. Numa das unidades curriculares que lecionamos num mestrado profissionalizante, estes têm de participar em dois fóruns de discussão online, estratégia essa que deverá contribuir para lhes dar um papel central no processo educativo e os levar a co construir conhecimento sobre temas essenciais relativos à didática da língua materna, fazendo-os trabalhar colaborativamente. No fim do semestre, têm de apresentar uma reflexão escrita individual, em que um dos tópicos a abordar consiste em dar a sua opinião sobre o contributo desses fóruns para a sua formação inicial. A análise de conteúdo de enunciados recolhidos nessas reflexões, feita com o objectivo de determinar até que ponto esta metodologia de ensino tem impacto sobre as representações dos estudantes, permitiu-nos traçar o seu perfil no que concerne à sua forma de ver o processo educativo, o papel nele desempenhado pelas TIC e o seu contributo para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipa e ainda compreender as razões de alguns problemas detetados quando refletimos sobre a nossa lecionação.”

ver mais