O Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES), realizou-se nos dias 10 e 11 de julho de 2025, na Universidade de Évora, e contou com várias comunicações por investigadores CIDTFF, que convidamos a conhecer.
As metodologias ativas e inclusivas no Ensino Superior foram tema central de duas comunicações apresentadas pelas investigadoras do CIDTFF/UA Marisa Maia e Susana Pinto.
Destacaram experiências de ensino que integram princípios de inclusão, participação ativa dos estudantes e inovação pedagógica, em linha com as diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem e os objetivos da Agenda 2030. As comunicações focaram práticas concretas desenvolvidas no contexto universitário, com foco na aprendizagem centrada no estudante.
A primeira, initulada “Da teoria à prática através da Aprendizagem-Serviço: uma abordagem na formação inicial de professores” da autoria de Marisa Maia e Susana Pinto (páginas 59 a 61 do livro de resumos), enquadra-se no projeto ERASMUS+ “BOLD – Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities”. Este projeto parte da convicção de que a integração da Aprendizagem-Serviço na formação de professores lhes permite interagir diretamente com as comunidades e desenvolver uma perspetiva social mais ampla sobre os contextos meso e macro que influenciam as dinâmicas multilingues na sala de aula.
A segunda comunicação designou-se “Implementação da Metodologia JigSaw e Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino de Enfermagem” da autoria de Ana Quesado e de Marisa Maia (CIDTFF) (resumo disponível entre as páginas 66 e 68 do livro de resumos).
Daniela Pedrosa (CIDTFF, IPSantarém) participou com a comunicação o”Portefólio Digital e Apresentação Pitch: Estratégias para a Construção da Identidade Profissional” (páginas 58-59). O texto descreve uma prática pedagógica desenvolvida numa unidade curricular de Produção Multimédia em Educação, dirigida a estudantes finalistas. Através de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos desenvolveram portfólios digitais profissionais e realizaram apresentações simuladas (Pitch), com o objetivo de capacitar os estudantes na gestão da sua presença online, na identificação de competências-chave e na construção de um currículo atrativo.
Alexandra das Neves (CIDTFF, UA) e Ana Estima estiveram presentes com a comunicação “Do Marketing às Línguas: uma experiência interdisciplinar de escrita criativa no ensino superior” (páginas 84-85), onde dão a conhecer o projeto “Do Marketing às Línguas: A Arte da Escrita Criativa”, no estudantes de Marketing e de Línguas são integrados numa experiência de escrita criativa e narrativa, que procurou responder a duas necessidades: o desenvolvimento de competências como criatividade, narrativa e comunicação persuasiva, e (2) a promoção da interdisciplinaridade, criando oportunidades de colaboração entre estudantes e docentes.
O investigador José Cravino (CIDTFF, UTAD) teve contributos em três comunicações: “A valorização da dimensão pedagógica do trabalho docente: estudo exploratório no âmbito do INOV-Norte” em coautoria com Sónia Valente Rodrigues, António Marques, Diana Soares, Carlos Teixeira e José Carlos Carvalho (pp.3-4); “Iniciativas de Inovação Pedagógica nas Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas: Um estudo comparativo” com Ana Pacheco, Carolina Canário, Tatiana Ferreira (pp.7-8); e “UTAD+SUCESSO: Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono nos Estudantes da UTAD” em coautoria com Joana Romão, Ana Pacheco e Carolina Canário (pp.109-110).
O livro de resumos encontra-se disponível em: https://cnappes.org/programa/cnappes25_resumos_documento_de_trabalho_9jul/
