João Ferreira-Santos, investigador CIDTFF e membro do Projeto EduCITY, participou na Escola de Verão da Réseau Art Nouveau Network (RANN), que decorreu em Bruxelas entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025. As atividades contaram com o alto patrocínio da Comissão Europeia e tiveram lugar em diversos espaços emblemáticos da cidade de Bruxelas.
Sob o mote “Bringing Art Nouveau Heritage Back to Life”, João Ferreira-Santos integrou um programa intensivo composto por mais de oito sessões formativas. As atividades iniciaram-se com a análise documental da “Carta de Veneza sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios” (1964), orientada por Claudine Houbart, e incluíram visitas aos Arquivos Henry van de Velde (École Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre), estudos de caso sobre a Hill House (projetada em 1902 por Charles Mackintosh e Margaret MacDonald) e o processo de restauro integral da Leighton House (concebida em 1830 por George Aitchison e Sir Frederic Leighton).
O programa incluiu ainda visitas às emblemáticas “maisons” Horta, Van Eetveld e Hannon, atualmente abertas ao público, e à “Maison Rosenboon”, uma habitação privada cuja visita foi guiada pelos atuais proprietários. Este último caso destacou-se como exemplo inspirador de conservação patrimonial gradual, realizada com rigor técnico e profundo respeito pelo passado.
No encerramento da Escola de Verão, e pela voz da Coordenadora da RANN, João Ferreira-Santos foi informado de que o seu jogo educativo com realidade aumentada, “Percurso Arte Nova: do Património à Sustentabilidade”, foi considerado como atividade a integrar pela RANN no seu ciclo de avaliação enquanto Roteiro Cultural do Conselho da Europa.
A participação nesta iniciativa contou com o apoio do CIDTFF e DEP.