No seguimento do convite para integrar a rede internacional International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG), dirigido a Cristina Felizardo, investigadora do CIDTFF e doutoranda no Programa Doutoral em Educação, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; e otimizando a deslocação ao continente australiano para participar na 33.ª Reunião desta prestigiada organização, foi realizada uma missão internacional em território australiano, durante o mês de junho de 2025, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre boas práticas de investigação, formação e intervenção no luto.

Durante duas semanas, foi levado a cabo um itinerário de visitas a instituições e organizações sem fins lucrativos de referência mundial na área do apoio ao luto. Esta atividade científica visou responder às necessidades formativas identificadas por profissionais portugueses, nos domínios do luto infantojuvenil, do luto por suicídio, da intervenção comunitária e compassiva, e do aconselhamento terapêutico especializado.

A missão incluiu entrevistas semiestruturadas a especialistas de renome internacional, cujas contribuições permitiram recolher dados valiosos para a análise e futura integração nos conteúdos do programa curricular da Formação em Apoio ao Luto (FAL). Estas entrevistas videogravadas serão transformadas em Recursos Educativos Digitais (REDs), organizados sob a forma de uma série documental intitulada “Learn with the Specialist”, a disponibilizar brevemente no website do projeto (https://oluto.web.ua.pt/).

As instituições e especialistas entrevistados foram cuidadosamente selecionados pela sua relevância e impacto internacional:

  • Grief Australia (Melbourne): Entrevista ao Dr. Christopher Hall, diretor-executivo da organização, pioneira no aconselhamento no luto, e à Dr.ª Bianca Lavorgna, coordenadora de formação e especialista em pósvenção no suicídio.
  • Universidade de Curtin (Perth): Entrevista à Prof.ª Lauren Breen, referência internacional na investigação sobre luto em crianças e adolescentes.
  • Perron Institute – University of Western Australia (Perth): Entrevista à Prof.ª Samar Aoun, criadora do Modelo de Intervenção no Luto e defensora das comunidades compassivas.
  • LionHeart Camp for Kids (Perth): Entrevista à Dr.ª Shelly Skinner, responsável por programas inovadores de apoio ao luto em crianças e famílias. Foi ainda possível participar no evento “New Families Camp”, um fim de semana com um programa assente em atividades  lúdico terapêuticas utilizadas com crianças e jovens em luto.

A missão internacional permitiu recolher evidência empírica indispensável para a investigação de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro sobre a formação especializada no aconselhamento no luto. Este trabalho contribui para a proposta de um modelo formativo contextualizado à realidade portuguesa, alicerçado em práticas internacionais de excelência.